Gymnasíade: Governo do Amapá garantiu atendimentos de saúde para atletas durante seletiva nacional
Estrutura de atendimento garantiu atendimentos médicos e de fisioterapia para os participantes da competição.
Foi montado no local da competição um posto médico com equipe multiprofissional, capacitada para atendimentos de urgência e emergência
Durante a seletiva nacional de Gymnasíade 2022, realizada no Ginásio Avertino Ramos, entre os dias 6 e 11 de abril, o Governo do Amapá realizou atendimentos de saúde para os atletas que participaram da competição, considerada os Jogos Olímpicos entre os jovens em idade escolar.
Durante as disputas, foi montado no local da competição um posto médico com equipe multiprofissional, capacitada para atendimentos de urgência e emergência.
Ao todo, 60 profissionais, entre médicos, fisioterapeutas, enfermeiros e técnicos de enfermagem se revezaram e ficaram à disposição para atendimento dos atletas durante os dias de competição.
Entre os principais casos avaliados pelas equipes estavam distensões e estiramentos musculares, torção de joelho, estiramento e subluxação de membros como ombros e joelhos, considerados comuns em esportes de contato, como o taekwondo e o wrestling.
Segundo o coordenador da equipe de fisioterapia do evento, Kelvin Monteiro, o serviço foi essencial para garantir os primeiros socorros aos atletas que sofreram lesões durante as disputas.
“O mais importante era oferecer atendimento imediato para que pudéssemos dar condições dos atletas retornarem para a competição o mais breve possível e evitar a evolução dessas lesões. Fizemos as avaliações ainda no tatame ou tapete, e, quando necessário, o paciente foi encaminhado para avaliação no ambulatório montado no ginásio”, explicou.
Uma ambulância de suporte avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi disponibilizada para encaminhar atletas com lesões mais séries à unidades de saúde.
Apenas em um dos casos uma atleta precisou ser levada para receber avaliação médica de maior complexidade no Hospital de Emergência (HE), no Centro de Macapá.
O suporte ainda contou com um profissional de saúde disponível para atender as delegações nos hotéis em que ficaram hospedadas.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!