Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Mais Visão: ação de triagem agendou 570 cirurgias em Porto Grande e Pracuúba

Foi a primeira vez que o serviço de triagem do programa Mais Visão chegou aos moradores desses dois municípios.

Por Da Redação
13/04/2022 17h20

Os procedimentos mais complexos serão realizados no Centro de Promoção Humana Frei Daniel de Samarate (Capuchinhos), em Macapá.

O programa Mais Visão esteve em Porto Grande e Pracuúba nos dias 8, 9 e 10 de abril, triando os moradores dos dois municípios e localidades próximas. Foram agendadas 570 cirurgias oftalmológicas durante as ações de saúde.

No dia 8, as triagens ocorreram na Casa do Artesão do município de Porto Grande, das 8h30 às 17h. Foram inseridos 212 pacientes no Programa Mais Visão, com previsão de 350 procedimentos cirúrgicos.

Nos dias 9 e 10, o programa Mais Visão realizou as triagens na sede da Prefeitura de Pracuúba e 116 pacientes entraram no serviço, com previsão de 220 procedimentos cirúrgicos.

“Dependendo do caso, cada pessoa que passa pela triagem pode precisar de mais de um procedimento cirúrgico”, informou o coordenador geral do programa Mais Visão, Jacimone Siqueira.

Os pacientes poderão realizar as cirurgias mais simples em estruturas do Mais Visão próximas ao município, sem precisar viajar para a capital. Os procedimentos mais complexos, tais como os que afetam a retina, serão realizados no Centro Capuchinhos, em Macapá.

 

Mais Visão

O programa é realizado pelo Centro de Promoção Humana Frei Daniel, e conta com recursos destinados pelo senador Davi Alcolumbre e do Tesouro Estadual.

Em 1 ano e 7 meses, o Mais Visão já realizou mais de 300 mil atendimentos, entre consultas, cirurgias, atendimentos e acompanhamento pós-cirúrgico. Entre os procedimentos, já foram mais de 40 mil cirurgias de catarata e 20 mil de pterígio.

Além de Macapá, a caravana de saúde já passou pelos municípios de Santana, Mazagão, Laranjal do Jari, Vitória do Jari, Amapá, Calçoene, Oiapoque, Porto Grande, Pracuúba e comunidades indígenas Kumenê e Aldeia do Manga.

 

Como entrar em contato com o serviço

Os contatos disponibilizados são para atendimento via WhatsApp:

  • Cirurgias de catarata em Macapá: (96) 98116-0978
  • Cirurgias de pterígio em Macapá: (96) 99195-2036
  • Cirurgias de catarata e pterígio em Oiapoque: (96) 99185-7813
  • Cirurgias de catarata e pterígio em Laranjal do Jari: (96) 99119-0429

A orientação do serviço de oftalmologia é que toda a documentação necessária seja enviada e o usuário aguarde a vez, pois as mensagens são respondidas por ordem de recebimento e se várias mensagens forem enviadas em dias alternados, o usuário do serviço vai parar no final da fila.

Os documentos necessários para atendimento são cartão do SUS e documento de identificação oficial com foto. Os pacientes com idade inferior a 55 anos necessitam de laudo médico e os com idade superior a 55 têm prioridade no atendimento.

Também é possível marcar os procedimentos presencialmente no setor de oftalmologia do Hospital de Clínicas Alberto Lima (Hcal), localizado na Avenida Fab, 69, centro de Macapá.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: