Ajuda Humanitária: junto ao senador Davi, Waldez articula apoio do governo federal para o Vale do Jari
Governador já reconheceu a situação de emergência nos municípios por conta da elevação do nível dos rios da região.
Encontro aconteceu nesta segunda, 18.
Para garantir mais assistência às famílias atingidas pela cheia do rio no Vale do Jari, o governador, Waldez Góes, se reuniu, nesta segunda-feira, 18, com o senador Davi Alcolumbre. O objetivo é intensificar as ações de ajuda humanitária com apoio do governo federal. Também estiveram presentes os prefeitos de Laranjal do Jari, Márcio Serrão, e de Vitória do Jari, Ari Duarte.
O chefe do Executivo estadual reuniu informações sobre a região para decretar Estado de Emergência, o que possibilitará mais ajuda humanitária. Já são mais de 6 mil pessoas atingidas pelas cheias, sendo 4 mil em Laranjal do Jari e 2,6 mil em Vitória do Jari.
Desde o dia 17 de março, equipes do Estado atuam no monitoramento das cheias e atendimentos às vítimas. No último dia 14, o governador reconheceu a situação anormal caracterizada como Situação de Emergência Declarada pelo município de Laranjal do Jari, em virtude de desastre classificado como inundação. Hoje, recebeu o decreto de Vitória do Jari para adotar o mesmo procedimento.
Com essas medidas, o Estado busca, por meio de articulação do senador Davi junto à Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, o envio de ajuda humanitária do governo federal. A contribuição irá reforçar as ações conjuntas já em andamento do Governo do Amapá e prefeituras.
“Desde o início, prestamos assistência às famílias. Agora, estamos unidos: as prefeituras, o Governo do Estado e a Bancada Federal sob liderança do senador Davi, para darmos o apoio necessário e amenizar o sofrimento, neste momento desafiador para todas as famílias”, afirmou Góes.
Segundo os prefeitos, a ajuda é fundamental para o atendimento às pessoas afetadas pela inundação.
“Reconhecemos o apoio do Estado com ajuda humanitária, que é essencial para as famílias que estão passando por essa situação de vulnerabilidade”, afirmou o prefeito de Vitória do Jari, Ari Duarte.
“A assistência do Estado é a primeira que temos antes da chegada da Defesa Civil Nacional e, junto com toda a equipe municipal, conseguimos atender às pessoas atingidas de forma emergencial. É gratificante poder contar com esse apoio”, disse o prefeito de Laranjal do Jari, Márcio Serrão.
As atividades são organizadas pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec-AP) junto à Secretaria de Estado de Inclusão e Mobilização Social (Sims), e seguem o direcionamento do Comitê de Crise composto pelos chefes do executivo estadual e municipal e secretários estaduais e municipais.
A deputada estadual Alliny Serrão também acompanhou as reuniões e articulações para garantir a ampliação das ações nos municípios.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!