Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Vacinadores do Governo do Estado seguem ofertando vacinas contra o sarampo em apoio aos municípios

Apesar da redução de casos de sarampo, Estado precisa avançar na vacinação contra a doença.

Por Redação
19/04/2022 15h38

Campanha nacional contra o Sarampo acontece em todo o Amapá. Dia D está programado para 30 de abril.

O Estado do Amapá registrou redução de casos de sarampo em comparação a outros períodos de surtos da doença. Em 2022, foram notificados 33 casos suspeitos da doença e 14 foram confirmados como positivos. O número é 95,27% menor do que o registrado em 2020, quando foram 296 casos confirmados da doença no Estado.

Este ano, a maioria dos casos notificados e confirmados está em Macapá, com 10 casos positivos. Os demais se concentram nos municípios de Santana e Mazagão, com dois casos cada.

Apesar da redução significativa, o ideal é a não existência de casos de sarampo, por isso que este ano, a campanha nacional de vacinação contra a Influenza também acontece junto com a de erradicação do Sarampo.

As equipes seguem acompanhando os municípios com capacitações, distribuição de doses e apoio na aplicação de vacinas. A campanha nacional de vacinação acontece desde o início do mês e terá seu dia D de atividades em 30 de abril.

Atualmente, os vacinadores do Governo do Estado seguem no município de Santana, com oferta de vacinas tríplice viral – que protege contra o sarampo, caxumba e rubéola –, influenza e contra a Covid-19.

“Todas as ações que participamos estamos ofertando a tríplice viral, temos a necessidade de avançar na nossa cobertura vacinal e garantir a proteção da nossa população, sobretudo, as crianças, que acabam sendo as mais afetadas”, explica a coordenadora da Unidade de Imunobiológicos do Estado, Angélica Oliveira.

A vacina tríplice viral é tomada em duas doses, com intervalo de 30 dias entre as aplicações. No último ano, o Estado, assim como outras da federação, não alcançou a cobertura vacinal preconizada pelo Ministério da Saúde, de até 90%, tendo um alcance de apenas 31,2% com as duas doses, resultado do cenário de pandemia, que dificultou o acesso às vacinas do calendário de rotina de crianças e adultos em muitos estados brasileiros.

“Agora que estamos retomando à normalidade e avançando contra a pandemia, temos esse desafio e frear o sarampo e vacinar os nossos públicos. Todos os municípios do Amapá estão abastecidos com vacinas e prontos para atender a população”, reforça Angélica.

A vacina contra o sarampo é recomendada para pessoas de 6 meses a 59 anos de idade. Crianças precisam tomar duas doses do imunizante, enquanto adultos tomam uma dose de reforço. Neste momento, a campanha nacional atende também profissionais da saúde dentro dessa faixa etária.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: