Técnicos do governo acompanham finalização dos serviços em Mazagão Velho
Vila se prepara para receber a tradicional Festa de São Tiago, entre os dias 16 a 28 deste mês.
Os serviços no balneário, que recebe boa parte do público da festa, já foram finalizados.
A comitiva formada por técnicos do Governo do Estado do Amapá (GEA), esteve nesta quarta-feira, 6, em Mazagão Velho, acompanhando os serviços que preparam a vila para a tradicional Festa de São Tiago. A previsão é que tudo esteja pronto até o fim desta semana. O evento ocorre no período de 16 a 28 deste mês.
Os serviços no balneário, que recebe boa parte do público da festa, já foram finalizados. Este ano, o espaço precisou de roçagem e pintura nas estruturas de madeira, que foram totalmente reconstruídas em 2015.
Os serviços na igreja e capela de São Tiago também já foram concluídos e os operários, todos da comunidade, estão focados na finalização dos trabalhos nas sedes de São Tiago e Mocito Aires, e na recuperação das esquinas que são feitas de concreto.
“O Estado está investindo cerca de R$ 170 mil para garantir a infraestrutura da vila de Mazagão Velho, que esse ano, devido a estrada estar completamente asfaltada, deve receber um público ainda maior”, declarou coordenador de Planejamento e Projetos da Seinf, Odailson Benjamim.
Este ano, o prédio onde funciona a base da Polícia Militar durante as festividades passará a ser permanente, com uma guarnição 24 horas. Essa é uma vitória da comunidade que cobrou mais segurança na vila. A Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf) está dando continuidade nos trabalhos da sede policial, realizando a pintura, reforma do telhado e manutenção da parte elétrica e hidráulica.
“Com uma base permanente, o tempo de resposta será muito menor e isso vai garantir a segurança da vila de Mazagão Velho e das mais de 20 comunidades aqui próximas que também serão atendidas por nós”, finalizou o comandante do 13º Batalhão, tenente coronel Marcelo Gama.
A festa
A festa de São Tiago é uma tradição trazida da África pelas famílias de colonos portugueses, em decorrência dos conflitos político-religiosos entre portugueses (cristãos) e muçulmanos (mouros). Realizada desde 1777, na vila de Mazagão Velho, o evento consiste na encenação de um espetáculo de fé, que conta a história do guerreiro Tiago, soldado anônimo que lutou ao lado do povo de Cristo, ajudando a vencer as grandes batalhas contra os mouros.
A apresentação é realizada a céu aberto e conta com personagens épicos como, São Tiago, São Jorge, o menino Caldeirinha, o Atalaia e o chefe dos mouros e o dos cristãos. A expectativa é de que 30 mil pessoas participem do evento.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!