Waldez segue tratativas para alavancar iniciativas com o Fundo JBS pela Amazônia
Objetivo é apresentar as potencialidades identificadas pelo Consórcio no que tange a Bioeconomia.
O Fundo JBS pela Amazônia investe em projetos na Amazônia para o desenvolvimento sustentável e a conservação ambiental da região.
Nesta sexta-feira, 6, o governador do Amapá e presidente do Consórcio da Amazônia Legal, Waldez Góes, reuniu-se com a presidente do Fundo JBS pela Amazônia, Joanita Maestri, para prosseguir as tratativas sobre o apoio financeiro da próxima chamada do Fundo.
O objetivo foi apresentar as potencialidades identificadas pelo Consórcio, no que tange a Bioeconomia. A proposta é que os nove estados que compõem a Amazônia Legal apresentem projetos para financiamento.
Góes lembrou que a cultura associativista, colaborativa dos nove estados da Amazônia, ocorre de forma consecutiva ano a ano, há 15 anos, com essa prática instituída, inicialmente com o Fórum dos Governadores da Amazônia Legal e agora via Consórcio. O governador também reforçou que o Consórcio tem um plano estratégico bem constituído, que os nove estados se veem representados e que foi construído com a participação de todos. Além de um plano de recuperação verde, que é a pactuação e compromisso de tratar como prioridade da Amazônia, o combate ao desmatamento ilegal e destacou as parcerias já firmadas via consórcio com a ONU, Alemanha, Comunidade Europeia e da Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas (GCF Task Force).
“Temos programas e projetos desenvolvidos, parcerias nacionais e internacionais, mecanismo de financiamento criado, tivemos uma evolução que, em nenhum momento, os processos eleitorais colocaram em risco. O mais importante é que os projetos que priorizamos, são projetos de freios e alavancagem”, afirmou o governador.
Na ocasião, a presidente do Fundo JBS pela Amazônia, Joanita Maestri, destacou o trabalho desenvolvido pelo consórcio.
“Parabenizo pelo trabalho desenvolvido, principalmente no que tange a bioeconomia, o trabalho desenvolvido na Universidade Estadual do Amapá, que temos utilizado como fonte de pesquisa, e estamos à disposição. Podemos colaborar para fazer algo prático e unir forças para desenvolver as potencialidades já identificadas”, disse a presidente.
O Consórcio trabalhou um mapeamento de cadeias prioritárias para desenvolvimento e investimento, no caso do Amapá, por exemplo, o camarão, cacau, abelha sem ferrão.
“Projetos para saltar do modelo piloto para focar em estratégias que impactam no PIB”, afirmou o secretário de Estado da Fazenda, Eduardo Tavares.
O Fundo JBS pela Amazônia é um fundo que investe em projetos na Amazônia para contribuir para o desenvolvimento sustentável e a conservação ambiental da região. Também participaram da reunião, a secretária executiva do Consórcio, Cira Moura, e o secretário de Estado do Meio Ambiente, Joel Rodrigues.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!