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Viaduto da integração: Rodovia Norte Sul é interditada

Interdição aconteceu na manhã desta segunda-feira,9. Na terça-feira será a vez do trecho da Duca Serra que fica em frente ao CEAP.

Por Jamylle Nogueira
09/05/2022 14h01

Para evitar a circulação de veículos pela rodovia a equipe de fiscalização rodoviária do Setrap e BPRE estão orientando os motoristas a seguir por vias alternativas.

Nesta segunda-feira, 9, o Governo do Amapá interditou a Rodovia Norte Sul para dar continuidade às obras do viaduto da integração, que consiste na instalação de vigas e concretagem das lajes. O fechamento da rodovia é necessário por medidas de segurança, pois no local há grande movimentação de máquinas pesadas e materiais.

Já na terça-feira, 10, será feita a interdição do trecho da Rodovia Duca Serra em frente à Faculdade Ceap. De acordo com o planejamento, o desvio já em uso, em frente à Toca da Onça, e que recebe atualmente fluxo em sentido único Santana/Macapá, funcionará em duas mãos para abrigar o novo fluxo de trânsito Macapá/ Santana/Macapá, se tornando a única opção de tráfego no perímetro – já que a Rodovia Norte Sul já está interditada.

O coordenador de operação e fiscalização de tráfego do Detran, Luiz Duarte, destaca que os condutores e ciclistas podem optar por vias alternativas para se locomoverem até a zona oeste da Capital, como Linha Verde (Linha E), Km-9 e Rodovia Josmar Chaves Pinto – a antiga JK.

“Quem vem de Santana e vai pra zona norte pode usar a Linha Verde (Linha E). Estamos tomando todas as medidas necessárias para tentar reduzir ao máximo os transtornos no trânsito e trazer mais segurança e fluidez para as pessoas que precisam passar pelas rotas”, frisou.

Para evitar a circulação de veículos pela Norte Sul, o Detran já realizou a sinalização das vias e a equipe de fiscalização rodoviária da Secretaria de Estado de Transportes (Setrap) e do Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE) monitoram o local e orientam os motoristas a seguir pelas rotas alternativas até seu destino.

Além da sinalização das rodovias, outras medidas foram adotadas, como a criação de uma rota alternativa que dará acesso à Faculdade Ceap e ao entorno do local. A nova rota passará por dentro do Bairro Alvorada, na zona oeste da capital.

A proposta é desafogar o fluxo intenso de trânsito, já que o desvio em frente à Toca da Onça, terá duas pistas e se tornará o principal acesso para Macapá/Santana/Macapá. Na rota alternativa, já foram realizados serviços de limpeza, drenagem e terraplenagem e o solo está sendo preparado com brita. Futuramente, após o período de chuva, esse novo trecho receberá pavimentação asfáltica.

Também foi disponibilizado para alunos e moradores dois ônibus circulares, que farão o transporte até a faculdade e comunidade. O local de parada fica em frente ao Super Fácil da zona oeste.

Viaduto da integração

Atualmente, no viaduto estão sendo instaladas 70 toneladas de estrutura metálica que sustentarão as lajes.

Todas as etapas da obra seguem em ritmo acelerado. Em março, foram instaladas as 64 estacas de metais, formando a base principal para a fundação do elevado. Em abril, foram concretados os 12 pilares, e a construção do suporte onde as duas vigas principais serão instaladas. Após esse processo serão construídas as lajes superiores e inferiores, o próximo passo será a fase de acabamentos.

A estrutura elevada terá, ao fim da obra, quatro pistas de rolamento e outras vias de acesso à região metropolitana, com capacidade de comportar diariamente mais de 100 mil veículos.

Obra na Rodovia Norte-Sul

A obra de construção da Rodovia Norte-Sul está em andamento com as etapas de limpeza, alargamento da via, drenagem e construção de galerias. No primeiro trecho é feita a retirada de terra mole. No segundo 90% das galerias já foram instaladas.

O projeto prevê a urbanização de sete quilômetros de extensão, com iluminação, ciclovia, passeio público e pista de cooper. Além do viaduto de ligação com a Duca Serra, um outro elevado será erguido no eixo de ligação da Norte-Sul. A obra está orçada em R$ 93,3 milhões, dos quais R$ 22 milhões foram articulados pelo senador Davi Alcolumbre junto à bancada federal do Amapá.

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