Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo já concluiu 40% da segunda galeria da Lagoa dos Índios, em Macapá

São duas galerias em construção para reduzir possíveis impactos ambientais na região - a primeira estrutura está 50% pronta.

Por Jamylle Nogueira
24/05/2022 18h03

Ao todo serão construídas 2 galerias. A primeira já tem 55% dos serviços concluídos

Em menos de trinta dias após a interdição da  Rodovia Norte-Sul, as obras de implementação das duas galerias estão com quase 50% dos serviços concluídos.  O projeto do  Governo do Amapá busca a redução de  impactos ambientais na Lagoa dos Índios - quando concluídas, as duas estruturas permitirão a  vazão do  fluxo de água  e a locomoção da fauna da região.

A interdição permite que máquinas pesadas e trabalhadores da obra circulem pela rodovia, o que traz maior agilidade dos serviços que também incluem a  limpeza, alargamento das vias, drenagem, e retirada de solo mole.
 
O projeto prevê a urbanização de sete quilômetros de extensão, com iluminação, ciclovia, passeio público e pista de cooper. A obra está orçada em R$ 93,3 milhões, dos quais R$ 22 milhões foram articulados pelo senador Davi Alcolumbre junto à bancada federal do Amapá.
 

 

 



Viaduto da Integração

O trecho no perímetro da Faculdade Ceap, na Duca Serra, também foi interditado para dar andamento às obras do viaduto. Com as interdições, a estrutura avança para a fase de concretagem das lajes, que está prevista para a próxima sexta-feira, 27.  70 toneladas de estrutura metálica estão sendo instaladas para sustentar a estrutura do elevado.

Cronograma das obras
Em março, foram instaladas as 64 estacas de metais, formando a base principal para a fundação do elevado.

Em abril, foram concretados os 12 pilares, e a construção do suporte onde as duas vigas principais serão instaladas. Após esse processo, serão construídas as lajes superiores e inferiores, o próximo passo será a fase de acabamentos.

A estrutura elevada terá, ao fim da obra, quatro pistas de rolamento e outras vias de acesso à região metropolitana, com capacidade de comportar diariamente mais de 100 mil veículos.

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: