Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Estado forte, Povo Seguro: Penitenciária de Segurança Máxima vai aprimorar sistema prisional do Amapá

Novo equipamento da Segurança Pública está pronto e irá fortalecer o controle, monitoramento e repressão ao crime organizado.

Por Redação
08/06/2022 12h20

Investimentos somam mais de R$ 9,5 milhões, com capacidade para 196 apenados.

O Governo do Amapá prepara a ativação da Penitenciária de Segurança Máxima, novo equipamento da Segurança Pública que integra o planejamento do Estado para a reestruturação do sistema prisional. Na manhã desta quarta-feira, 8, a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) realizou visita técnica ao local, acompanhada por veículos de imprensa.

Localizado em área estratégica da capital, o espaço conta com forte monitoramento. Na única via de acesso ao local, uma câmara de raio-x detalha minuciosamente objetos que visitantes, servidores e apenados possuam, e a cadeia é composta por celas individuais, inclusive para atendimentos de saúde ou audiências com a justiça, que evitarão o deslocamento desnecessário de quem deve cumprir pena em regime diferenciado.

De acordo com o secretário da Sejusp, cel. Carlos Souza, a nova penitenciária terá capacidade para 196 apenados do Regime Disciplinar Diferenciado (RDD), aplicado para presos considerados de alto risco ou integrantes de organizações criminosas. O titular da pasta explicou, ainda, que a nova penitenciária é resultado de investimentos de mais de R$9,5 milhões do programa Estado Forte, Povo Seguro para a completa reestruturação da Segurança Pública e Defesa Social no Amapá.

“O Governo do Estado já promoveu uma completa modernização da Segurança Pública, com novos prédios, equipamentos táticos, novas viaturas, concursos públicos, e agora com a Penitenciária de Segurança Máxima, teremos uma estrutura estratégica para o combate às organizações criminosas e segregação daqueles que ameaçam a ordem pública”, detalhou o secretário.

“Toda essa estrutura vai servir para, desde a entrada, termos o máximo controle de toda e qualquer movimentação na penitenciária. Os protocolos que serão cumpridos também possibilitam o monitoramento rigoroso por parte do nosso efetivo para que as penas diferenciadas sejam cumpridas com o máximo de controle”, esclareceu o diretor-presidente do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen), Lucivaldo Costa.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!