Waldez sanciona lei que institui o Dia Estadual do Ostomizado
Governo atua no atendimento humanizado na rede hospitalar estadual e na inclusão das pessoas ostomizadas.
Somente em 2021, foram ofertados 6.668 atendimentos para pacientes com ostomia, no Creap.
Lei que estabelece 31 de agosto como o Dia Estadual dos Ostomizados foi sancionada nesta quarta-feira, 8, no Palácio do Setentrião, pelo governador do Amapá, Waldez Góes. Ostomia é um procedimento cirúrgico, realizado em pessoas acometidas por doenças graves no sistema digestivo e consiste na abertura de um orifício, conhecido como estoma, para a saída de fezes ou urina.
A rede estadual de Saúde oferece assistência com o fornecimento das bolsas de ostomia e as cirurgias de reversão, que consiste na reconstrução do trânsito intestinal, trazendo bem estar para o paciente.
O governador Waldez destacou que a data é importante para combater o preconceito e a desinformação.
"Um marco para os pacientes que fazem esse tipo de tratamento, mostrando o compromisso do governo com as políticas públicas, em prol da melhoria do atendimento e assistência à saúde desses pacientes", afirmou o chefe do Executivo.
O Centro de Reabilitação do Amapá (Creap) e o Hospital de Clínicas Alberto Lima (Hcal) oferecem atendimento humanizado, para melhoria da autoestima e independência de pessoas com ostomia.
A Associação de Ostomizados do Amapá está localizada na rua Claudomiro de Moraes, 1370-A, bairro Novo Buritizal, e já atua há quatro anos no estado, prestando auxílio para todos que passam por esse procedimento cirúrgico. De acordo com a presidente da Associação dos Ostomizados, Rosilete do Carmo, a instituição atende 720 pacientes.
“Lutamos para que o paciente consiga quebrar a barreira do preconceito e da vergonha por usar uma bolsa de ostomia e, assim, buscar por auxílio em nossa associação, pois a quantidade de pessoas que passam por esse procedimento é grande e muitos nem sabem que ajuda buscar”, ressalta Rosilete.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!