“É um atendimento diferenciado para crianças autistas”, diz mãe de paciente do Nande
Espaço atua na investigação e diagnóstico de problemas como o Transtorno do Espectro Autista (TEA) em crianças e adultos
Para ter acesso ao serviço, é necessário agendar de forma presencial.
O pequeno Luan Vitor, de 4 anos, é um dos pacientes do Núcleo de Avaliação do Neurodesenvolvimento (Nande), espaço do Hospital das Clínicas Alberto Lima (Hcal) especializado no atendimento multiprofissional de pessoas que apresentam atrasos no neurodesenvolvimento.
O menino apresentava sinais de que algo no seu desenvolvimento cognitivo deveria ser investigado. O atraso na fala e comportamento repetitivo de ingerir somente alimentos específicos chamou a atenção da mãe, Nádia de Oliveira, 45, que procurou o atendimento
Para Nádia, o espaço teve um papel fundamental em todas as etapas do diagnóstico de autismo que o filho teve.
“Aqui o meu filho recebeu atendimento de fonoaudiólogo, psicólogo e terapeuta ocupacional. É um atendimento diferenciado que crianças autistas em investigação precisam muito e eu vejo sendo feito com excelência por meio do Nande”, pontuou.
A fonoaudióloga e responsável técnica pela unidade, Sayonara Pereira, destaca que o atendimento é voltado tanto para crianças, quanto para adultos que ainda não receberam diagnóstico.
“Para quem dá entrada no Nande é assegurado o direito ao diagnóstico, seja uma criança ou um adulto que muitas vezes passa por dificuldades em ser atendido. As consultas com o neurologista e neuropediatra via telemedicina são a primeira etapa. Em seguida, o paciente é atendido por uma equipe multiprofissional que irá encaminhar o diagnóstico final”, explicou a responsável.
Para ter acesso ao serviço, é necessário agendar de forma presencial nos dias de quarta e sexta-feira, das 8h às 12h, no prédio do Hcal, levando os documentos do responsável e da criança: encaminhamento médico, RG, CPF, cartão do SUS, comprovante de residência, e-mail e contato.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!