Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Nota técnica orienta municípios a monitorar casos de microcefalia

Por meio da nota técnica, a Sesa orienta que os municípios notifiquem todos os nascimentos com os critérios de classificação de microcefalia em até 24 horas.

Por Redação
12/07/2016 10h01

A Secretaria de Saúde do Estado do Amapá (Sesa) emitiu uma nota técnica quanto aos casos de microcefalia no Amapá. O documento orienta as equipes de saúde, em todo o Estado, a estabelecerem diretrizes assistenciais para mulher em idade fértil, gestantes, puérperas e recém-nascidos com microcefalia.

O Ministério da Saúde tem monitorado em todo o Brasil os casos de microcefalia e elaborou um protocolo de monitoramento dos casos. 

Por meio da nota técnica, a Sesa orienta que os municípios notifiquem todos os nascimentos com os critérios de classificação de microcefalia em até 24 horas. A notificação deve ser feita via Registro de Eventos e Saúde Pública (RESP) pelo endereço www.resp.saude.gov.br. Este sistema oferece ao Ministério da Saúde condições para acompanhar os casos detectados no Amapá.

Além da notificação via RESP, os municípios precisam fazer também a notificação para as vigilâncias municipais e para o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde no Amapá (CIEVS-AP), pelo e-mail ciev@saude.ap.gov. 

Esta informação vai subsidiar ações estratégicas nos municípios nas diversas áreas como maternidades, atenção primária, vigilância em Saúde, serviços de reabilitação, assistência social, entre outros.

De 2015 até agora, já foram notificados no Amapá 10 casos de microcefalia, mas nenhum tem relação com a zika, e sim com problemas de má formação congênita e doenças como sífilis e citomegalovírus.

Para os profissionais terem acesso à nota técnica bastar clicar no link: https://drive.google.com/file/d/0B8msSYCdNGIWT21mRWM5UXhFOVU/view 

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!