Secretaria de Educação treina gestores e secretários para o Censo Escolar 2022
Ação objetiva repassar a servidores escolares orientações para a coleta de dados das matrículas estudantis.
O treinamento ocorreu no auditório da Seed. A fase de coleta de dados das matrículas estudantis encerra no dia 1º de agosto.
A Secretaria de Estado da Educação do Amapá (Seed) promoveu, na manhã desta quinta-feira, 23, um treinamento de inserção de dados na plataforma Educacenso para que gestores e secretários escolares possam computar as informações que vão compor o Censo Escolar 2022.
O Censo Escolar é o principal instrumento de coleta de informações da Educação Básica brasileira e ocorre anualmente. É a partir desses dados que o Governo Federal faz a repartição de recursos para políticas de educação básica em cada estado.
A coordenação do Censo é do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que trabalha em regime de colaboração com as secretarias estaduais e municipais de educação de todo o país.
A coleta de dados tem duas fases: a primeira de matrícula inicial e a segunda sobre a situação do estudante.
Neste primeiro momento, ocorre a 1ª fase de coleta, etapa de matrícula inicial. Gestores e secretários escolares precisam inserir dados referentes à escola, estudantes, profissional escolar, turma e gestor no sistema Educacenso – que pode ser acessado NESTE LINK.
O sistema utiliza ferramentas que coletam, organizam, transmitem e disseminam os dados, fazendo o cruzamento das informações e permitindo a avaliação em tempo real e a consistência das informações prestadas.
De acordo com a coordenadora do Centro de Pesquisas Educacionais da Seed, Tâmara Fernandes, os dados norteiam o Governo Federal na distribuição dos recursos e implementação de programas da pasta destinados a cada estado brasileiro.
“Essas informações constituem a base das políticas de educação básica, e orientam para a repartição dos recursos entre estados e municípios, inclusive para pagamento de professores, portanto nossos gestores precisam inserir os dados na plataforma o quanto antes”, reforçou a coordenadora.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!