Transladação da imagem de São Tiago para Macapá inicia nesta quarta-feira
Durante três dias, comitiva ficará na capital, como forma de intensificar divulgação
O grupo é composto por cerca de 30 pessoas, entre figurantes, grupo litúrgico, caixeiros e atiradores.
Inicia nesta quarta-feira, 13, a transladação das imagens de São Tiago e São Jorge de Mazagão Velho para Macapá. Durante três dias, a comitiva de festeiros ficará na capital, onde visita instituições públicas e residências, como forma de intensificar a divulgação e reforçar o convite para a festividade.
O retorno para Mazagão Velho será na sexta-feira, 15, e a abertura da Festa e São Tiago deste ano será no sábado, 16, com alvorada festiva. A chegada em Macapá está prevista para as 9h, quando a comitiva será recebida na balsa do Rio Matapi, de onde segue em carro aberto para o Palácio do Setentrião, sede do Governo do Amapá, onde será recepcionada pelo governador Waldez Góes, secretários e equipe de governo.
Ainda nesta quarta-feira, os festeiros de São Tiago estarão no distrito de Fazendinha. Segundo a agenda, haverá celebração religiosa na igreja de Santa Terezinha. Também está prevista visita a uma residência da localidade.
“A transladação é uma forma de mostrar a importância de nossa festividade que é, sem dúvida, uma das mais importantes do Amapá”, informa Elton Tiago Jacarandá Barreto, presidente da Associação Cultural da Festa de São Tiago (ACFST).
O grupo é composto por cerca de 30 pessoas, entre figurantes, grupo litúrgico, caixeiros e atiradores.
Tradição e fé
A Festa de São Tiago acontece de 16 a 28 de julho, na vila de Mazagão Velho, a cerca de 70 quilômetros de Macapá, e em 2016 completa 239 anos. Mistura rituais religiosos, cavalhada e teatro a céu aberto. É realizada pela comunidade local, através da Associação Cultural da Festa de São Tiago (ACFST), com apoio do Governo do Estado e Prefeitura de Mazagão.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!