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Ciodes contabiliza 7 milhões de atendimentos em dez anos

Órgão completa uma década com avanços nos trabalhos de ações de proteção e defesa civil.

Por Redação
13/07/2016 09h44

O órgão gerenciador das chamadas de urgência e emergência, contabiliza uma média de 500 a 700 atendimentos diários.

Com mais de 7 milhões de atendimentos, o equivalente a quase 15 vezes a população do Amapá, o Centro Integrado De Operações De Defesa Social (Ciodes), completou nesta quarta-feira, 13, dez anos de fundação no Estado.

Criado no dia 13 de julho de 2006, ainda na primeira gestão do atual governador do Estado, Waldez Góes, o Centro foi instituído com o propósito de supervisionar e acompanhar as operações de defesa social de forma integrada, reunindo em um único espaço físico, diversos órgãos e serviços de segurança pública à disposição da população amapaense.

Juntos, polícias Civil, Militar, Técnico e Científica do Amapá (Politec), Bombeiros e servidores do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) desenvolvem há uma década um dos trabalhos de unificação da segurança pública mais eficaz do país, com ações de proteção e defesa civil, agilizando e otimizando o trabalho, com de troca de informação e dados para a tomada de decisões conjuntas.

O órgão gerenciador das chamadas de urgência e emergência, contabiliza uma média de 500 a 700 atendimentos diários e 700 mil ao ano e conta com efetivo de mais de 200 profissionais.

 

Evolução

O diretor do Ciodes, o delegado Paulo César, afirma que, em dez anos, o Centro teve uma evolução na qualidade do serviço prestado, incluindo a redução no tempo de resposta às ocorrências. “Temos muito a comemorar. Contamos com policiais preparados para o atendimento, trabalhando de forma integrada e em sincronia, com histórico de resultados positivos”, comentou.

Para o governador Waldez Góes, o Ciodes é um grande exemplo de integração dos servidores públicos e dos órgãos institucionais. “Me orgulho muito de ser o idealizador desse projeto que hoje completa dez anos na prestação de serviço à sociedade. Muitas coisas já foram feitas e outras conquistas vão ocorrer em breve, como o lançamento do novo sistema de atendimento, uma ferramenta importante e premiada, na proposta de ações integradas”, ressaltou. 

 

Avanços

Na comemoração dos dez anos do Centro, o Ciodes contará, ainda esse semestre, com uma nova ferramenta para o gerenciamento das chamadas de urgência e emergência, que oferecerá ainda mais celeridade no atendimento, além da geração de estatísticas mais completas e eficazes.

O novo Sistema Integrado de Segurança Pública (SISP-CAD), considerado um dos pioneiros na área de tecnologia, na região Norte e Nordeste do Brasil, inclusive sendo premiado nacionalmente, deverá ser lançado em agosto. A tecnologia foi totalmente desenvolvida no Amapá, por meio de uma parceria entre Ciodes e Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (Prodap), a custo zero, gerando uma economia estimada em mais de R$ 2 milhões.

O Sistema está em funcionamento, em caráter experimental, há 3 meses em Santana e há duas semanas em Macapá. “Com o software mais leve e acessível, voltado totalmente as necessidades do Ciodes, vamos diminuir tempo resposta e proporcionar estatística mais eficiente a população, direcionar a segurança pública, por exemplo, para trabalho de acordo com a criminalidade de cada bairro”, destaca o delegado Paulo César. 

 

Aperfeiçoamento e Qualidade de Vida

O Ciodes também conta com projetos na área de aperfeiçoamento profissional, como o convênio firmado com a Universidade Federal do Amapá (Unifap), que disponibiliza aos servidores cursos constantes na área tecnologia, incluindo informática básica e avançada e mídias aplicadas à segurança pública.

A qualidade de vida e saúde do servidor, assim como o controle de qualidade no atendimento, também ganharam destaque nos últimos anos, dentro do Ciodes.

Os profissionais passam por treinamento e acompanhamento diário de psicólogos e ainda contam com o projeto vida e bem estar no trabalho, que institui sala funcional para cuidar da saúde do servidor e palestras de treinamento e motivação profissional.

 

Projeto Alôzinho

Para combater um problema antigo enfrentado na instituição, o trote telefônico, o Ciodes tem intensificado o trabalho do Projeto Alozinho. Instituído com base na Lei nº1.551, de 6 de junho de 2011, denominada "Patrícia Gonçalves Façanha", o projeto foi criado em decorrência da tragédia ocorrida em 2006, por conta de um trote telefônico em Macapá. 

A proposta é esclarecer, prevenir e levar à sociedade a conscientização dos prejuízos e consequências desse tipo de ato, que ainda corresponde a cerca de 20% das ligações recebidas pelo Ciodes. As equipes do Ciodes realizam visitas e palestras em escolas públicas, realizando trabalho com crianças entre 9 e 14 anos.

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