Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Missa no palácio do Setentrião marca início das peregrinações da Festa de São Tiago

Durante três dias uma comitiva leva as imagens de São Jorge e São Tiago para divulgar a festividade em Macapá.

Por Redação
13/07/2016 10h09

Servidores e autoridades do Estado recepcionaram a comitiva que saiu de Mazagão Velho rumo a capital.

A chegada das imagens de São Tiago e São Jorge ao Palácio do Setentrião foi marcada por uma missa em homenagem ao santo guerreiro. O evento que ocorreu na manhã, desta quarta-feira, 13, dá início as peregrinações para divulgar a festividade que este ano completa 239 anos. 

Servidores e autoridades do Estado recepcionaram a comitiva que saiu de Mazagão Velho rumo a capital. Até sexta-feira,14, o grupo composto por 30 pessoas, entre guardas, atiradores e festeiros, percorrerão residências mazaganenses que moram em Macapá. 

Após a celebração, os guardiões da comitiva apresentarão a Vominé, uma dança que marca a vitória dos cristãos na batalha contra os mouros. O governador do Amapá, Waldez Góes, ressaltou a importância da divulgação da festa de São Tiago. “Queremos incentivar as pessoas a conhecerem a nossa história e valorizá-la. Por isso, apoiamos a festividade para que nossa cultura seja mantida”, comentou.

Durante o evento, o chefe do Executivo anunciou a inauguração da rodovia AP 010, que ocorrerá ainda este mês. “Estamos entregando a rodovia asfaltada e sinalizada. Uma obra de qualidade para melhorar a vida dos cidadãos”, afirmou.

A peregrinação segue durante a tarde rumo ao distrito de Fazendinha.  

A secretária da Associação Cultural da Festa de São Tiago (ACFST), Ana Lídia, agradeceu a recepção e o empenho do GEA para realização da festividade de São Tiago. “Sabemos a crise que o Estado enfrenta e por isso agradecermos o empenho do Governo. É uma festa tradicional que é muito importante para a nossa comunidade, pois é a nossa cultura que estamos mantendo viva”, afirmou.

No fim da tarde da sexta-feira, a comitiva retorna a Mazagão Velho para dar início as festividades de São Tiago.

 

Feriado

Dia 25 de julho, data em que é comemorado o dia de São Tiago, foi decretado feriado estadual pelo projeto de lei de nº 1696/2012 de autoria da deputada estadual, Marília Góes. O projeto chegou a ser vetado pelo então governador Camilo Capiberibe, mas foi derrubado e aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa do Amapá. Desde então, ficou instituído o feriado.

De acordo com a deputada, que também participou da celebração, o projeto foi proposto como forma de reconhecer e valorizar a cultura amapaense, além de oportunizar que a população conheça e prestigie a festividade. “Não é só mais um feriado. É um evento do Estado e nada mais justo que o cidadão amapaense possa conhecer e participar da festividade que é nossa história”, destacou. 

 

Festividade

A Festa de São Tiago acontece desde o ano de 1777, na vila de Mazagão Velho, distrito do município de Mazagão. Este ano, o evento ocorre no período de 16 a 28 deste mês. O ponto alto é nos dias 24 e 25 de julho, quando acontecem as encenações teatrais dos episódios da batalha entre mouros e cristãos, missa campal e o círio; nos dias 27 e 28, as crianças têm uma “festa particular”, quando repetem os mesmos rituais dos adultos.

A tradição foi trazida da África pelos primeiros habitantes da região, no século 18. Mazagão Velho, que deu origem ao município, foi fundada em 23 de janeiro de 1770, após a transferência de uma colônia portuguesa para o Brasil.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!