Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Projetos amapaenses serão financiados pelo PPSUS

Nove serão financiados integralmente e dois parcialmente pelo Programa de Pesquisa do SUS

Por Redação
13/07/2016 10h39

O Programa de Pesquisa para o Sistema Único de Saúde (PPSUS) vai financiar 11 projetos amapaenses, sendo que nove serão de forma integral e dois de forma parcial. As propostas foram selecionadas de acordo com a relevância e importância para o sistema de saúde amapaense. A contratação dos projetos está marcada para ocorrer no dia 21 de julho.

As linhas de pesquisas aprovadas foram todas predefinidas na Oficina de Prioridades, que ocorreu em julho de 2015, levando em conta as demandas do Amapá. Apenas a Zika, que não foi debatida à época, foi incluída por solicitação do Ministério da Saúde.

“O Ministério da Saúde solicitou essa inclusão por causa do crescimento do número de infecções e as consequências dela, como a microcefalia. Pelo menos dois dos projetos aprovados seguem essa linha”, declarou Rosimeire Lopes da Trindade, coordenadora científica e técnica da Fapeap.

A seleção ocorreu em três fases. A fase final foi em Macapá, no dia 29 de junho, quando uma comissão reuniu-se na capital para debater a viabilidade de execução e econômica dos projetos. O comitê é composto por integrantes do Ministério da Saúde (MS), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e Fundação de Apoio à Pesquisa do Amapá (Fapeap), instituição vinculada à secretaria estadual de Ciência e Tecnologia (Setec).

 

O programa

O Programa de Pesquisa para o SUS (PPSUS) é uma iniciativa de descentralização e fomento à pesquisa em saúde nas Unidades Federativas (UF), e que promove o desenvolvimento científico e tecnológico, visando atender as peculiaridades e especificidades de cada Estado.

O Ministério da Saúde (MS), por meio do Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos - Decit/SCTIE, é o coordenador nacional do PPSUS e conta com parcerias, em esfera federal, com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e na esfera estadual, com as Fundações de Amparo/Apoio à Pesquisa (FAP) e as Secretarias Estaduais de Saúde (SES) e as Secretarias de Ciência e Tecnologia (SECT).

A pesquisa em saúde representa 30% da produção científica nacional. No entanto, há uma forte concentração de doutores e mestres, assim como das instituições de pesquisa nas regiões sudeste e sul do país. Além disso, as atividades de pesquisa não contam com investimentos suficientes, principalmente nas regiões menos desenvolvidas.

 

Prioridades

Entre os objetivos do PPSUS está o financiamento de pesquisas em temas prioritários para a saúde da população brasileira, promover a aproximação dos sistemas de saúde, ciência e tecnologia locais, reduzir as desigualdades regionais na ciência, tecnologia e inovação em saúde e promover a equidade.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!