Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Método utilizado em pacientes com câncer no AP é premiado nacionalmente

A premiação foi dada durante o 42ª Congresso Brasileiro de Estomatologia e Patologia Oral, ocorrido em Manaus.

Por Redação
14/07/2016 11h40

Dra Ana Rita Barcessat, trouxe para o Amapá o 1º lugar dentre os casos clínicos apresentados no evento.

A cirurgiã dentista da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), Dra Ana Rita Barcessat, trouxe para o Amapá o 1º lugar dentre os casos clínicos apresentados em um evento nacional com um trabalho sobre Terapia Fotodinâmica. Ela é doutora em estomatologia e patologista e foi congratulada em primeiro lugar após concorrer com cerca de 400 trabalhos de todo o país.

A premiação foi dada durante o 42ª Congresso Brasileiro de Estomatologia e Patologia Oral, ocorrido em Manaus (AM), entre os dias 4 e 8 de julho, promovido pela Sociedade Brasileira de Estomatologia e Patologia Oral.

A Terapia Fotodinâmica consiste na associação de um corante e uma luz, que pode ser o laser, com a finalidade de descontaminação. Neste caso em especial foi aplicada em uma manifestação severa de candidíase oral (sapinho) em um paciente com baixa imunidade em função do tratamento contra o câncer. O laser por sua vez também pode auxiliar no alívio da dor de edemas e inflamações em decorrência dos efeitos colaterais da quimioterapia e radioterapia.

"O procedimento, além de descontaminar, pode aliviar a dor e permite ao paciente uma alimentação adequada, melhora a salivação, ajudando na recuperação do efeitos colaterais da quimio e radioterapia e pode ser usado preventivamente", explicou Ana Rita.

Dedicação

A dentista lembrou que o prêmio é fruto da dedicação diária da equipe de estomatologia da Unacon aos pacientes, que, além dela, conta com o também cirurgião dentista e estomatologista, Elvys Cunha Sá, e com as técnicas em saúde bucal Huilma Costa e Elcy do Carmo. "Você ter um trabalho premiado nacionalmente é muito gratificante, ultrapassando todas as dificuldades, e nos impulsionando a buscar sempre mais melhorias para garantir a qualidade de vida dos nossos pacientes oncológicos", disse a odontóloga, ressaltando que muitos pacientes ainda não sabem que a Unacon realiza esses procedimentos, e acabam buscando atendimento fora do Estado.

Com base nos protocolos do Instituto Nacional do Câncer (Inca), os dois odontólogos especializados atendem, em média, 40 paciente por semana. O trabalho inicia antes do tratamento quimioterápico e cirúrgico, com avaliação, orientação e eliminação de possíveis infecções na boca.

Para ter acesso aos serviços, os pacientes devem se encaminhar ao setor de marcação de consulta da Unacon, localizado no Hospital de Clínicas Alberto Lima, das 13h30 às 18h, e agendar a consulta.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!