Desfile cívico-militar celebrou Bicentenário da Independência do Brasil
Avenida FAB volta a ser palco das comemorações do 7 de setembro e reúne uma multidão de amapaenses
Se apresentaram 1300 soldados e viaturas das forças de segurança
O Governo do Estado, junto com o Exército Brasileiro, a Prefeitura de Macapá, e entidades civis celebraram o Bicentenário da Independência do Brasil trazendo de volta à Avenida FAB, em Macapá, o tradicional desfile cívico-militar. Se apresentaram 1300 soldados e viaturas das forças de segurança, nesta quarta-feira, 7. Foram dois anos sem a parada devido as restrições postas pela pandemia de Covid-19.
Milhares de amapaenses se amontoaram em torno da estrutura preparada na extensão da avenida FAB, entre as ruas Odilardo Silva e General Rondon, para receber as comemorações da Independência do Brasil. O fotógrafo Welison Ferreria, expressa que o momento é para exaltar as conquistas e avanços alcançados ao longo desses dois séculos. O jovem é integrante do grupo de desbravadores da Igreja Adventista, que desfilou na parada militar.
“A gente vem prestigiar esse grande momento de patriotismo, saindo com a bandeira do Brasil e amando o nosso Estado, trazendo mais jovens para cada vez mais participarem, principalmente junto com a família”, declarou Welison Ferreira.
Entre os anos de 1960 e 1999, o desfile de 7 de Setembro acontecia na Avenida FAB e tinha a presença espessa das famílias amapaenses, que acompanhavam a cerimônia em louvor ao Dia da Pátria. Na última edição da parada, em 2019, a organização do evento o resgatou para o espaço. A pedagoga Elciane Barbosa externou o saudosismo e celebrou o resgate do desfile para a Avenida FAB, levando o filho para prestigiar também.
“Para mim é uma emoção grande porque eu cresci nessa cidade de Macapá, estudei nas escolas daqui, e eu desfilei muito nessa FAB. Para mim está sendo um resgate disso vivenciar novamente com o meu filho adulto. Ele terá o privilégio de ver como era um pouco da minha época”, evidenciou Elciane Barbosa.
No Bicentenário de proclamação da Independência do Brasil, o col. Williams Pereira, do Exército Brasileiro, celebrou a data marchando e declarou a importância do dia.
“O 7 de Setembro na avenida FAB é muito importante, depois de dois anos de pandemia, então é o sentimento de orgulho de ser brasileiro”, homenageou o col. Williams.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!