Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Setembro Amarelo: Maternidade Bem Nascer alerta sobre depressão pós-parto

A Maternidade acompanha as puérperas com atendimento psicológico

Por Redação
15/09/2022 18h14

Para prevenir casos de depressão pós-parto o Governo do Amapá através da Maternidade Bem Nascer realiza atendimento psicossocial nas puérperas da unidade, essa assistência faz parte da programação do Setembro Amarelo que acontece durante esse mês.

 

A Maternidade Bem Nascer está realizando a programação do Setembro Amarelo por meio do serviço psicossocial da unidade, os profissionais são frequentemente qualificados para identificar mães que precisam de ajuda.

 

“ O acolhimento as mães começa logo depois do parto e vamos acompanhando a forma como elas tratam o bebê, nisso inicia uma análise de como foi pré-natal, se foi uma gestação difícil ou não e aí avaliamos se essa mãe precisa de ajuda” explica a psicóloga da unidade Joyanne Guedes.

 

Os sinas de depressão pós-parto avaliados nas puérperas são diversos; como rejeitar o bebê, evitar contato físico, não conseguir amamentar e outros, que quando constatado pela equipe de profissionais de atendimento psicossocial, inicia uma avaliação para o tratamento mais adequado, começando pelo bairro ou localidade que a nova mãe reside, para identificar unidades de saúde próximas que tenham o serviço psicológico, as mesmas são encaminhadas  e assim ficam em constante acompanhamento pela equipe da maternidade.

 

Os colaboradores da Maternidade Bem Nascer também são incluídos na programação do mês que conscientiza sobre a valorização a vida, com rodas de conversas, atividades interativas e métodos de como identificar se alguém precisa de ajuda, faz parte das atividades voltadas para o Setembro Amarelo.

 

“Esse momento também é voltado para os funcionários, estamos desenvolvendo atividades para que no ambiente de trabalho seja possível identificar que o próximo precisa de ajuda, por isso uma roda de conversa ou a interação entre os colaboradores é importante” declara a psicóloga da maternidade, Jaciara Lima.

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: