Governo do Estado incentiva setor moveleiro para inserção de empresa amapaense no mercado alemão
Seguindo os critérios de sustentabilidade do Governo, a empresa utiliza matéria-prima do reaproveitamento de resíduos.
No Amapá, das 30 empresas participantes, a Ybyrá é uma das finalistas.
Um protocolo de intenções, assinado em março deste ano, pelo Governo do Amapá, junto com a TW Forest, primeira concessionária de manejo florestal sustentável do Estado, e o Centro de Desenvolvimento das Indústrias Moveleiras do Amapá (Cadima), para incentivar o desenvolvimento sustentável e geração de emprego e de renda ao setor moveleiro, foi o responsável por garantir à empresa amapaense Ybyrá Biodesign da Amazônia a participação no programa Inova Amazônia do Sebrae, sendo convidada a concorrer a missão Brasil Alemanha.
O evento ocorrerá em dezembro de 2022, na Alemanha, realizado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) que, em parceria com o Sebrae, selecionará até 20 negócios que estão ativamente participando da fase de aceleração do Inova Amazônia. Serão contemplados os estados: AC, AM, AP, PA, MA, RO, RR, TO.
Os selecionados serão preparados para internacionalização e participarão de visitas técnicas com o intuito de realizar aproximação comercial com investidores e transferência tecnológica na Alemanha, com infinitas possibilidades de networking.
No Amapá, das 30 empresas participantes, a Ybyrá é uma das finalistas. Ela trabalha com a produção de mesas, cadeiras, bancadas, luminárias, dentre outros móveis, tendo como matéria-prima o reaproveitamento de troncos de árvores tombadas de forma natural e do reaproveitamento de resíduos de empresas com áreas de madeira certificada, como a TW Forest.
Um dos diretores da Ybyrá Biodesign da Amazônia, Yuri Bezerra, falou sobre a importância do evento.
“Participar do Inova e estar concorrendo para a missão da Alemanha é muito importante para a nossa empresa, que surgiu de uma ideia de startup e já está com a possibilidade de acessar o mercado exterior. O papel do Estado foi fundamental nesse processo de nos orientar em relação aos incentivos para as empresas. Nós já demos entrada na documentação para sermos certificados com o Selo Amapá e, assim, levaremos um produto com muito valor agregado para essa missão”, ressaltou.
O gerente de licenciamento da TW Forest, Obed Corrêa, conta que vê com bons olhos a participação da empresa no mercado internacional.
“Uma iniciativa dessa natureza que o Governo apoia, soma-se ao que a TW Forest também vem trabalhando, e isso, resulta em bons negócios que irão fomentar o setor moveleiro amapaense", declarou.
O diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá, Joselito Abrantes, lembrou que o Governo do Estado tem o olhar sensível para buscar soluções de desenvolvimento para todas as áreas.
“Atualmente, o setor moveleiro gera, aproximadamente, 8 mil empregos. Ter o nosso produto local sendo apresentando no comércio exterior é de grande importância para a nossa economia, por isso, nós desejamos sucesso à empresa Ybyrá e, assim, desejamos que outros empreendimentos também busquem o sucesso. Estamos aqui para apoiar e orientar no que for necessário”, afirma Abrantes.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!