Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Outubro Rosa: Governo do Amapá alerta sobre a importância do autoexame para prevenir o câncer de mama

Desde o início do ano, já foram diagnosticados 62 casos de câncer de mama na rede pública. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer, no Amapá, a média é de 70 casos anuais.

Por Redação
21/10/2022 17h56

O Hospital do Amor oferece gratuitamente exames de mamografia, para mulheres entre 40 e 69 anos.

No mês da Campanha Outubro Rosa, marcado pela conscientização da prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento do câncer de mama, o Governo do Estado alerta sobre importantes medidas: o autoexame de toque, o exame clínico, o exame de imagem e a procura por um especialista, necessária ao se constatar qualquer anormalidade na mama.

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) registra a média de 70 casos anuais no Amapá, e, desde o início do ano, já foram comprovados 62 diagnósticos de câncer de mama só na rede pública, somado aos da rede privada, o Amapá já ultrapassou essa estatística, em 2022.

Os casos comprovados em exames de imagem, foram feitos no Hospital do Amor, que oferece gratuitamente exames de mamografia, para mulheres entre 40 a 69 anos. De acordo com o médico mastologista, Marcelo Moura, as mulheres precisam ficar atentas a qualquer mudança na mama.

“O câncer de mama é o maior causador de mortalidades no país e na região norte, sendo o segundo câncer que mais mata, ficando atrás do câncer de colo de útero. Esse aumento de casos também pode ser associado à pandemia, período em que limitou a procura por atendimento especializado e, como consequência, já nos deparamos com casos avançados, com menos chances de cura”, afirmou o especialista.

A enfermidade dá sinais na mama, que já são um alerta, como: nódulos sentidos no toque, retração, endurecimento ou vermelhidão na pele, alteração do formato, inversão e secreção do mamilo. São fatores de risco, o sedentarismo, má alimentação, obesidade e não ter filhos, pois a amamentação protege contra o câncer.

O autoexame é o primeiro passo, foi dessa forma que a representante da ONG Pacientes Oncológicos Unidos pela Vida e pelo Amor (Pouva), Léa Learte, descobriu que estava com a doença. Toda atenção deve ser dada ao auto exame, pois, é um procedimento que soma para o diagnóstico precoce, junto com o exame clínico e de imagem.

“Eu senti uma anormalidade na minha mama, fiz a ultrassonografia e com o especialista foi comprovado o câncer. Descobri no estágio inicial e, de imediato, comecei o tratamento com quimioterapia e radioterapia”, relata Léa, que foi diagnosticada com a doença em 2017.

 

Exames

Para realizar os exames no Hospital do Amor, é preciso ter em mãos documento de identificação, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência, o hospital fica localizado na Rodovia Norte/Sul, no bairro Infraero, em Macapá, de segunda a sexta-feira, de 7h às 17h.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: