Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Amapá conta com participação de jovens para construção do II Plano Estadual de Políticas para Mulheres

Consulta Pública contou com a presença de dezenas de mulheres representando a juventude amapaense.

Por Alice Valena
26/10/2022 14h39

Mais de 60 jovens participaram do debate para a construção do II Pepm.

O Governo do Estado está na fase final da implementação do II Plano Estadual de Políticas para Mulheres (Pepm) realizando Consultas Públicas em todo o estado. Nesta quarta-feira, 26, foi a vez de mais de 60 mulheres e meninas, de programas sociais, entidades e sociedade civil, com o apoio da Secretaria Extraordinária de Políticas para Juventude (Sejuv).

O Pepm será um documento norteador adequado à realidade das mulheres amapaenses, num conjunto de 10 políticas para a promoção da igualdade de gênero para o período 2023-2026.

A estudante e monitora do Programa Amapá Jovem, Elana Sena, de 23 anos, reforça a importância do momento único com tantas mulheres e meninas cheias de ideias e possíveis soluções para o II Pepm.

"Precisamos vivenciar o hoje para entendê-lo e assim construí-lo, para as mulheres posteriores a nós", ressaltou a jovem.

Dentro dessa perspectiva, os grupos participantes apresentaram propostas nos temas desenvolvidos, como mais investimento, educação sexual nas escolas, fomento do empreendedorismo, inclusão de pessoas especiais em locais de trabalho, mais direitos e emprego para mulheres negras e indígenas, além de mais políticas públicas para a dignidade menstrual.

Todos esses assuntos abordados serão condensados tecnicamente para a construção do Plano, juntamente com todas as pautas desenvolvidas nos 16 municípios, como pontua a secretária adjunta de Políticas para Mulheres, Silvanda Duarte.

"Já estivemos em todos os municípios do Amapá e isso é relevante para a construção do II Pepm, pois a realidade da mulher na capital é totalmente diferente da mulher nos interiores", afirmou a secretária.

O II Plano Estadual de Política para Mulheres chega depois de 12 anos, pois o primeiro foi lançado em 2010. Possui coordenação e direcionamento pela gerente de Projetos da Secretaria de Estado de Políticas para Mulheres, Alessandra Coelho, e será entregue na Campanha dos 16 Dias de Ativismo em novembro.

O próximo encontro será na próxima terça-feira, 01 de novembro, com a parceria da Secretaria de Direitos Humanos (SEMDH) e a Coordenadoria da Mulher do Município de Macapá.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!