Transição de Governos: Prodap e CGE apresentam resultados em seminário técnico
Ampliação da oferta de serviços digitais à população e fortalecimento da transparência na Administração Pública foram alguns dos eixos abordados.
Eficiência administrativa também foi destaque no seminário.
Avanços alcançados na gestão, desafios superados e planejamento para continuidade de políticas públicas foram apresentados em seminário técnico misto, do Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (Prodap) e da Controladoria-Geral do Estado (CGE). A explanação faz parte da agenda de Transição de Governos, onde os atuais gestores do Estado compartilham informações com a equipe do governo eleito.
Durante o seminário, o diretor-presidente do Prodap, Lutiano Silva, apresentou as principais ações para a implementação de um “Governo Digital”, compromisso assumido em 2015 para tornar mais eficiente a oferta de serviços à população e reestruturar processos administrativos.
“Mais de 80% dos brasileiros estão conectados à internet e o Amapá tem a maior proporção de domicílios conectados em toda a região Norte. Ofertar os serviços do Estado no meio digital é um compromisso em melhorar a vida das pessoas”, argumentou Silva.
Para o gestor do Prodap, a modernização do acesso a serviços públicos passa, invariavelmente, pela modernização dos sistemas internos da Administração Pública. Ele citou o Sistema Integrado de Gestão Administrativa (Siga), que compreende uma série de ferramentas de gestão dos recursos e bens públicos.
Outro ferramenta de aprimoramento da gestão é o Sistema de Gestão de Recursos Humanos e Folha de Pagamento (SigRH), que acumula diversas funcionalidades, incluindo a gestão de pessoas, controle da folha de pagamento e calcula automaticamente as progressões funcionais.
Auditoria e Transparência
A controladora-geral do Estado, Patrícia Barbosa, explicou que o órgão reúne mecanismos de ouvidoria, auditoria e corregedoria públicas. É o fortalecimento destes mecanismos de investigação interna da Administração que resultam na entrega de políticas públicas mais eficientes à sociedade.
Patrícia Barbosa também argumentou que o reforço da políticas de transparência de informações públicas resultaram na melhoria da posição do estado em rankings nacionais
“Essas avaliações são de 2020 e levaram em consideração temas gerais e também específicos relacionados à pandemia. São mecanismos permanentes, que nós continuamos trabalhando para manter alto o padrão de eficiência perante a população, que busca por estas informações”, destacou Barbosa.
A Controladoria-Geral da União (CGU) classificou o Amapá como 6º colocado geral e 1º lugar da Região Norte no ranking que considera os 26 estados e mais o Distrito Federal. Na avaliação, a nota do Amapá é de 9,83 em uma escala de 0 a 10, pontuação superior à média dos estados, que é de 8,84.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!