Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Comitiva busca no Paraná soluções tecnológicas para o setor produtivo amapaense

De acordo com o governador Waldez Góes, as características do cerrado, o número populacional e a vocação para agricultura de Maringá se confundem com o Amapá.

Por Redação
20/07/2016 10h13

Tecnologia da produção agrícola do Paraná poderá ser aplicada no Amapá

Após conhecer a terceira maior cooperativa do Brasil, localizada em Maringá (PR), uma comitiva amapaense, liderada pela governador, Waldez Góes, seguiu para o município de Doutor Camargo, também no Paraná, onde acompanhou a rotina dos produtores da região. 

Soja, milho, café e laranja são os grandes potenciais do local. Com propriedades de características de pequeno e médio porte, pelo menos cinco mil famílias sobrevivem da produção de alimentos. Mas a principal característica das propriedades é a tecnologia aplicada, que proporciona o plantio com revezamento de safras e o aumento do custo-benefício dos produtos.

"Diziam que nossas terras eram inférteis e provamos o contrário. Investimos em tecnologia e hoje temos uma das maiores produções do país", explicou o presidente da Cooperativa Agroindustrial de Maringá (Cocamar), Luiz Lourenço. 

 

Agricultura solidificada 

A solidificação do modelo implantado em Maringá, deve-se principalmente, ao investimento em tecnologia e ao cooperativismo que apoia os pequenos produtores. 

"Somente quem se dispõe a sujar as mãos de terra, poderá saber o quanto é gratificante se alimentar dos frutos do próprio trabalho. Se o campo não planta, a cidade não almoça e nem janta", falou em tom emocionado, o produtor rural, Raimundo Fraga. 

 

Foco no Amapá 

De acordo com o governador Waldez Góes, as características do cerrado, o número populacional e a vocação para agricultura de Maringá se confundem com o Amapá. Esse é um ponto extremamente positivo, pois mostra que o modelo pode ser replicado nas terras amapaenses.

"Com a finalização do processo de transferência de terras, aliado ao zoneamento, investiremos em tecnologia. A Embrapa será fundamental neste processo. As terras do Amapá serão grandes produtoras de alimentos, além de gerar emprego e renda para o nosso povo. Estamos trabalhando pra isso", compartilhou o governador Waldez Góes.

A agenda de compromissos da comitiva segue na tarde desta quarta-feira, 20, para o Parque Industrial de Maringá.

 

Amapá representado

Integram a comitiva o senador da República Randolfe Rodrigues, representantes da Associação de Produtores de Soja do Amapá (Aprosoja), da Federação do Comércio do Amapá (Fecomércio-AP), da Federação de Micro e Pequenas Empresas (Femicro), do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Amapá (OCB-AP), Embrapa/AP, Associação Comercial do Amapá (Acia), Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Secretaria de Ciência e Tecnologia (Setec), entre outros.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!