Agência Amapá
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Novo Amapá Jovem: programa oferta vagas em cinco eixos para todo o estado

As inscrições iniciam na quinta-feira, 25, e seguem até 2 de maio.

Por Redação
24/04/2024 12h57

Garantido mais oportunidades para a juventude amapaense, o Governo do Estado  inicia nesta quinta-feira, 25, as inscrições para o preenchimento de vagas em cinco eixos de atuação do programa Amapá Jovem, de acordo com nova reformulação .

Estão disponíveis três editais para preenchimento de vagas distribuídas entre os eixos, com a oferta de bolsas que variam de R$ 250 a R$1,4 mil, de acordo com a modalidade. As inscrições seguem até 2 de maio, exclusivamente pelo site sejuv.portal.ap.gov.br. Confira os editais:

A reformulação do Amapá Jovem é mais uma promessa de campanha do governador Clécio Luís cumprida em menos de 1 ano e meio de gestão. A Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para a Juventude (Sejuv) é responsável pelo certame que busca oportunizar o desenvolvimento de jovens ampliando os atendimentos em todo o Estado. 

“Com essas opções nós queremos garantir que a população jovem de todo o Amapá possa ser beneficiada e tenha acesso às inúmeras oportunidades que o programa oferece, considerando cada realidade”, enfatizou a secretária da Juventude, Priscila Magno.

No processo de seleção, estão sendo disponibilizadas diretrizes para o preenchimento de vagas para diferentes programas como o , o Estagiário, o , o Universitário e o Jovem na Escola. As especificidades para concorrer a cada uma das modalidades são apresentadas e detalhadas nos editais que contemplam cada um. Apenas o eixo não será atendido por meio de edital de seleção, uma vez que receberá demandas dirigidas de órgãos do Judiciário e Segurança Pública.

Em todos os editais há a reserva de vagas de 5% para candidatos com deficiência, autodeclarados LGBTQIAP+, indígenas e quilombolas, pardos e negros.

Programa Novo Amapá Jovem 

O programa, que passou por uma , aprovada pela Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), em 2023, tem o objetivo de promover a inclusão social e econômica de jovens vulneráveis, entre 15 e 29 anos. 

A proposta é garantir uma política social e de transferência de renda transversal, com atendimento de públicos distintos. A medida possibilita acesso à educação, treinamento profissional e chances de inserção no mercado de trabalho para reduzir o desemprego e a evasão escolar e envolver jovens inseridos nos diversos contextos sociais e econômicos.

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==>  e .
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão !