Governo do Amapá e CEA Equatorial garantem energia 24h para Vila do Maracá
Rede Elétrica de Distribuição Rural foi entregue pelo governador Waldez e o presidente da CEA Augusto Dantas.
Cerimônia de entrega reuniu representantes do governo, Equatorial e comunidade local
O Governo do Estado e a CEA Equatorial entregaram a Rede Elétrica de Distribuição Rural que garante energia 24 horas para mais de 3 mil moradores da Vila do Maracá, distrito do município de Mazagão. O novo sistema foi entregue oficialmente na sexta-feira, 16.
São mais de 600 famílias que a partir de agora não passarão mais por racionamento e desligamento diário de motores a diesel. Elas também poderão ser incluídas nos programas Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), regulamentada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL); e “Conta Paga Luz”.
A Secretaria de Inclusão e Mobilização Social (SIMS) e a Equatorial farão um mutirão de cadastramento, pois para ter direito ao benefício é necessário que as famílias estejam inscritas no CadÚnico. Atualmente, 25 mil famílias são beneficiadas em todo o estado com o pagamento da conta integral de consumo de energia de até 150kw/mês.
Durante a cerimônia de entrega, que reuniu representantes do governo, Equatorial e comunidade local, o governador Waldez Góes falou da importância da chegada da energia 24 em função das potencialidades da comunidade para atividades de agroextrativismo, mineração e pecuária.
"Mais de 3 mil moradores que vivem e produzem aqui terão suas vocações potencializadas. A segurança energética é decisiva no processo de construção do desenvolvimento da região com riquezas minerária, florestal, de criação e que em um futuro próximo, deverá ser transformada em município”, sugeriu Góes.
O presidente da Associação dos Trabalhadores do Assentamento Agroextrativista do Maracá (ATEXMA), Rogério Chucre, enfatizou que a chegada da luz elétrica à vila era muito aguardada pelos moradores, uma vez que, por 12 anos, o Maracá esteve entre as comunidades rurais do Amapá isoladas sem energia convencional, atendidas pelo Programa Luz para Viver Melhor, que distribui uma cota mensal de óleo diesel para geração de energia a motor para as comunidades eletricamente isoladas.
"Nós vamos poder desfrutar de uma melhor qualidade de vida na comunidade e investir no desenvolvimento da Vila do Maracá", afirmou Rogério.
A educadora social Maria das Neves, mais conhecida na comunidade por Nega, falou com emoção dos momentos desafiadores enfrentados pelas famílias.
"Enfrentamos muitas dificuldades diárias sem energia, como por exemplo não poder refrigerar e conservar alimentos perecíveis. Essa é uma grande vitória, um sonho que hoje está sendo materializado", concluiu.
Rede Elétrica de Distribuição Rural
A obra foi retomada em setembro de 2022 através de uma parceria firmada entre Governo do Estado e CEA Equatorial, com o investimento total de R$ 9.650.356,39.
A rede elétrica é composta por linhas de média tensão em uma extensão de mais de 113 km e outra rede de baixa tensão com 11,5 km, ligando a obra da Vila do Maracá até a subestação Rio Preto. Os moradores da comunidade Rio Preto, Ramal Camaipi e do entorno da BR-156 também serão atendidos por esta rede de distribuição.
“É fruto de uma força tarefa da população, prefeitura, governo, Equatorial e tantos outros parceiros deste processo. É um sonho que está sendo vivenciado pelos moradores desta região e cremos que tantas outras comunidades, sem energia convencional, com força e trabalho, também alcançarão este patamar”, enfatizou o prefeito do município de Mazagão, Dudão Costa.
De acordo com a Sims, cerca de 170 comunidades rurais são atendidas por cota de óleo diesel. Destas, 70 são do município de Mazagão. As três maiores comunidades, Carnot, Lourenço e Maracá já foram interligadas ao Sistema Nacional de Energia.
O presidente da CEA Equatorial, Augusto Dantas, enfatizou que o grupo Equatorial firmou o compromisso de ajudar o Governo do Estado a transformar a realidade da energia e saneamento no Amapá.
"Em 2023 serão mais 3,5 mil ligações na área rural a serem feitas pela Equatorial, beneficiando cerca de 16 mil pessoas, em sua grande maioria beneficiadas com energia e com a conta zerada através do Programa Conta de Luz Paga, do Governo do Estado”, disse Dantas.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!