Energia elétrica: subestação do Inajá atenderá Itaubal, Cutias e distritos de Macapá
Mais de 5 mil amapaenses serão beneficiados com a entrega da nova subestação de energia elétrica.
Manoel Ferreira atento acompanha as obras da nova subestação.
Com mais de R$ 4 milhões de investimentos, a subestação do Inajá (distrito de Macapá), atenderá o Arquipélago do Bailique, a região do Pacuí e os municípios de Itaubal e Cutias.
A estrutura, visitada pelo governador do Amapá, Waldez Góes, o senador Davi Alcolumbre, deputados estaduais e técnicos da CEA Equatorial, neste domingo, 18, deve entrar em funcionamento em janeiro de 2023.
A obra, fica localizada na AP-070 e dará estabilidade para o sistema de distribuição de energia elétrica da região, melhorando o fornecimento e a qualidade do serviço.
A nova subestação substituirá a antiga que foi construída há mais de 25 anos. Foi feita a restruturação e troca de transformadores de força, agora são dois equipamentos de 2,5 MVA e 3 alimentadores.
De acordo com a Equatorial Energia, empresa responsável pela concessão do serviço e das obras, serão mais de 5 mil pessoas beneficiadas com o fornecimento de energia elétrica. Entre elas está o vendedor Manoel Ferreira, de 73 anos, que há 8 anos mora na região. Do outro lado da rodovia onde fica localizada a subestação, ele acompanha o andamento da obra, ansioso pelo funcionamento.
“Ah, vai ficar melhor, vai melhorar muito aqui pra gente, uma energia melhor, sofríamos muito com a falta de energia e quando essa subestação estiver funcionando vou poder comprar um freezer para armazenar alimentos”, acredita o empreendedor.
Na ocasião, o governador destacou que, além da obra e a segurança energética que ela trará, também foram feitos investimentos em programas sociais para garantir que moradores da região em vulnerabilidade socioeconômica tenham a conta de energia paga.
“Estamos dando a segurança energética para os moradores, empresas, fazendo investimentos para melhorar o serviço e em outra frente garantindo a assistência aos que mais precisam, por isso criarmos o Conta Paga, Tarifa Social, onde 65 mil pessoas são contempladas, podendo chegar a 100 mil unidades consumidoras com direito à tarifa social de energia elétrica”, explicou Góes.
Os programas concedem descontos de até 100% na conta de energia de famílias que possuem o Número de Inscrição Social (NIS) ativo com consumo de energia de até 150kw/mês e fazem parte do Programa Luz para Viver Melhor, criado pelo governador Waldez Góes.
O senador Davi Alcolumbre relembrou o trabalho feito para que os investimentos fossem possíveis.
“Resultado de um trabalho conjunto com o governador Waldez e prefeitos para a concessão do setor elétrico e hoje temos aqui mais uma obra que vai melhorar a vida da população amapaense”, afirmou o senador.
Todas essas estratégias de concessão da distribuição de energia elétrica fazem parte do Plano da Nova Economia do Amapá para gerar mais emprego e renda, respeitando o meio ambiente e oportunizando a qualidade de vida à população.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!