Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

A importância dos grêmios estudantis nas escolas da rede estadual do Amapá

Atualmente, há cerca de 30 grêmios estudantis na rede estadual. Eles atuam efetivamente nas políticas públicas educacionais da rede.

Por Caroline Mesquita
28/12/2022 17h25

Com os grêmios, estudantes desenvolvem papel de liderança e trabalham em grupo.

O grêmio estudantil é a instância de representação máxima dos estudantes dentro de uma escola e tem como objetivo defender seus interesses. A Secretaria de Estado da Educação (Seed) incentiva a criação de grêmios nas escolas estaduais, pois além de desenvolver o espírito de liderança e trabalho em grupo entre os estudantes, também é uma organização que participa efetivamente das políticas públicas educacionais da rede. 

Cada grêmio estudantil possui um canal direto de comunicação com a secretaria, que acontece por meio da Gerência de Protagonismo Estudantil (GPE). Atualmente, a rede estadual amapaense possui cerca de 30 grêmios estudantis funcionando ativamente, e a gerência atua como interlocutora para ouvir, alcançar a participação e envolver esses jovens em projetos voltados ao seu protagonismo, como exemplo a instituição de grêmios estudantis nas escolas.

Kerenlin Viana, colaboradora da GPE, explica que o primeiro passo para  a criação de um grêmio é os estudantes da escola quererem essa representação. “A organização do grêmio é livre, a gerência apenas instrui e incentiva, mas o protagonismo dessa ação é dos estudantes. Eles convocam uma assembleia geral com seus pares, apresentam o que é o grêmio, fazem o documento e aprovam o estatuto”, pontuou.

Além da GPE, os grêmios estudantis da rede estadual também contam com apoio da União dos Estudantes dos Cursos Secundários do Amapá (Uecsa).  A entidade estudantil auxilia os estudantes em diálogos de cidadania, convivência, responsabilidade e luta por direitos, pois cada ação é relevante e contribui para melhorar toda a comunidade escolar.

Como funciona

O grêmio estudantil debate a qualidade da alimentação, do transporte escolar e até mesmo as políticas públicas para educação. Cada grêmio possui no mínimo quatro cargos principais: presidente, vice-presidente, secretário geral e tesoureiro. 

A partir da eleição, a chapa vencedora intitula diretorias conforme a necessidade/vocação de cada escola, como Diretoria de Comunicação, Meio Ambiente, Projetos Científicos. Na rede estadual, os grêmios também criaram a diretoria Dignidade Menstrual, com a finalidade de acompanhar de perto a aplicação do recurso de aquisição de absorventes. 

Gerência de Protagonismo Estudantil

É uma estrutura de gestão e operacionalização de ações e iniciativas para a promoção do protagonismo estudantil nas escolas da rede estadual de ensino. Esse trabalho auxilia ainda na formação dos estudantes e busca dentro da escola desenvolver o reconhecimento sobre seu papel na sociedade. 

A GPE incentiva a criação de grêmios estudantis e participação ativa dos estudantes em programas e projetos, como Jovens Embaixadores, Jovem Senador, Parlamento Jovem Brasileiro, Aulão da Central do Enem e Festival de Bandas e Fanfarras.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!