Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

'Mudou o sentido da minha vida', diz mulher atendida pelo AMA LBTI

Professora relata como o atendimento do Núcleo de Acolhimento às Mulheres Amapaenses Lésbicas, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexo a ajudou a superar problemas.

Por Alice Valena
30/12/2022 15h09

Núcleo AMA LBTI fica na rua Odilardo Silva n 854, Laguinho. Atendimento das 8h às 12h e 14h às 18h.

A professora R.V, de 30 anos, procurou ajuda psicológica e encontrou os serviços que precisava no Núcleo de Acolhimento às Mulheres Amapaenses Lésbicas, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexo (AMA LBTI), que agora está em uma sede própria no bairro Laguinho, inaugurada na manhã desta sexta-feira, 30 pelo Governo do Amapá. O AMA LBTI é pertencente à Secretaria de Estado de Políticas para Mulheres (Sepm) e foi instituído em 28 de junho de 2021 pelo governador Waldez Góes.

O núcleo tem o objetivo de ser a principal porta de entrada aos serviços públicos para as mulheres LBTI do Amapá e agora conta com um espaço maior e adequado para os atendimentos, como salas para o setor administrativo, sala de serviço social, copa e cozinha e o atendimento psicológico, que ,no caso, foi a busca da professora acolhida:

“Estou sendo atendida a um ano, e realmente mudou a minha vida. Percebi que sou uma mulher dona das minhas próprias vontades e pude enxergar a minha forma de como sou em sociedade, sem aprovação de outras pessoas”, ressalta. R.V. se define como pansexual.

No ano de 2022, foram realizados mais de 60 atendimentos mensais, inclusive com encaminhamentos de documentos e orientação jurídica, tudo isso inserido e articulado na rede de Atendimento à Mulher (RAM) no Amapá.

“Sonhávamos com este projeto desde 2016, já em conversa com algumas representantes dos movimentos sociais LBTI do Amapá e, hoje vendo isso concretizado para dar um atendimento integral e humanizado ás mulheres LBTI do estado, não tem preço”, reforçou a secretária adjunta da SEPM e coordenadora dos centros, Silvanda Duarte.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!