Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Força Nacional: mais 10 militares do Amapá são enviados à Brasília para compor efetivo contra atos antidemocráticos

Ao todo, já foram encaminhados 20 militares para complementar o efetivo junto à Força Nacional.

Por Clauriana Costa
10/01/2023 10h17

Os profissionais são preparados pela Instituição de Nivelamento de Conhecimento (INC) da Força Nacional. Os profissionais são preparados pela Instituição de Nivelamento de Conhecimento (INC) da Força Nacional.

Nesta terça-feira (10), o Governo do Amapá enviou mais 10 policiais militares a Brasília que irão dar suporte à Força Nacional de Segurança Pública. O envio de militares é um ato simbólico que reafirma o compromisso permanente do Governo do Estado com a defesa da democracia, contra as ações extremistas que ocorreram no último domingo, 8, na capital do país.

Segundo o secretário interino de Justiça e Segurança Pública do Amapá, coronel José Mont'Alverne, os militares que foram enviados nesta manhã são profissionais aptos para a missão junto à Força Nacional.

"Ontem (9), enviamos policiais especializados, ou seja, cinco pertencentes ao Batalhão de Operações Especiais (Bope) e cinco da Força Tática. Hoje, foram encaminhados mais 10, que são militares treinados e preparados pela Instituição de Nivelamento de Conhecimento (INC) da Força Nacional, ou seja, são todos aptos para atuar nesse tipo de situação: tanto com a Força Nacional, quanto em qualquer missão em que algum estado solicite o reforço e aporte federal", pontuou o secretário.

Até o momento, o grupo de policiais conta com o aporte de 20 militares, entre eles 3 mulheres e 17 homens que completam o efetivo do Amapá em Brasília, DF.

A tropa de militares é enviada para o Batalhão Escola de Pronta Resposta (BEP) que é a sede da Força da Nacional, em Gama, DF, onde é feito o alojamento e logística de equipamentos. Todo aparato e fardamento é oferecido pelo programa de cooperação federativa do Governo Federal.

Comitê estratégico para combater atos antidemocráticos

O governador do Amapá, Clécio Luís, e o vice-governador, Teles Júnior, se reuniram na última segunda-feira, 9, com representantes de órgãos da Segurança Pública; Ministério Público (MP); Justiça; e Poder Legislativo, que, juntos, decidiram criar um Comitê Estratégico Institucional e Intersetorial para evitar atos antidemocráticos no estado.

A medida foi adotada um dia após os movimentos do último domingo, 8, que invadiram e depredaram os prédios do Supremo Tribunal Federal (STF), do Congresso Nacional e do Palácio do Planalto em Brasília (DF).

Desta forma, o governador prestou solidariedade às instituições atacadas no domingo e determinou o envio para Brasília, de forma simbólica, de 20 policiais militares que compõem o BOPE e a Força Tática.

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!