“Agora dá mais vontade de vir”, diz fiel de São Tiago sobre a pavimentação da AP-010
Novo acesso até a vila mazaganense foi entregue, oficialmente, na última sexta-feira
Devotos de São Tiago comemoraram a pavimentação da via.
Este foi o primeiro ano em que a Festa de São Tiago ocorreu após a pavimentação completa da rodovia AP-010, estrada que interliga a sede do município ao distrito histórico de Mazagão Velho, onde ocorre o evento.
O novo acesso, que reduziu em mais de uma hora o tempo de duração da viagem até a vila mazaganense, foi entregue, oficialmente, na última sexta-feira, 22. Devotos de São Tiago comemoraram a pavimentação da via, que era um anseio de décadas.
O auxiliar de serviços, Fernando Valente Jacarandá, que nasceu e cresceu em Mazagão Velho, mas atualmente reside em Macapá, falou da satisfação em ver sua terra natal receber o investimento do governo.
“Conheço muitas pessoas que deixaram de vir em anos passados justamente por causa da estrada, que era muito feia. Mas este ano, tenho certeza que, quem veio, não deixará de voltar nos anos que vêm, pois a estrada está perfeita. Agora dá mais vontade de vir. Eu já vinha todos os anos e vou continuar vindo”, afirmou o devoto.
O governador Waldez Góes, que acompanhou a festividade desde o domingo, 24, falou que o acesso ao município de Mazagão vai ficar ainda mais rápido quando a ponte sobre o Rio Matapi estiver liberada para uso. Atualmente, a travessia é feita por balsas. Falta apenas a conclusão das obras do entorno de um dos lados da ponte para que ela seja entregue.
“A Festa de São Tiago é um vento que contribui muito com o Estado, em todos os sentidos: turismo, religião, cultura, empreendedorismo, economicamente. Então, é justo que o Estado devolva essa contribuição com investimentos que tornem a festividade cada vez maior e ainda melhorem a vida do povo que mora no município”, avaliou o chefe do Executivo estadual.
A apresentação é realizada a céu aberto e conta com personagens épicos como, São Tiago, São Jorge, o menino Caldeirinha, o Atalaia e o chefe dos mouros e o dos cristãos.
A festa
A festa de São Tiago é uma tradição
trazida da África pelas famílias de colonos portugueses, em decorrência
dos conflitos político-religiosos entre portugueses (cristãos) e
muçulmanos (mouros).
Realizada desde 1777, na vila de Mazagão Velho, o evento consiste na encenação de um espetáculo de fé, que conta a história do guerreiro Tiago, soldado anônimo que lutou ao lado do povo de Cristo, ajudando a vencer as grandes batalhas contra os mouros.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!