Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governador aborda vocações econômicas do Amapá em curso de formação de novos juízes do Tjap

Egresso da primeira turma de geografia do Amapá, Clécio Luís pontuou eventos históricos que influenciaram na socioeconomia amapaense.

Por Fabiana Figueiredo
21/01/2023 19h17

Para Clécio Luís, o momento oportunizou apresentar a realidade amapaense para os alunos.

O governador do Amapá, Clécio Luís, destacou nesta sexta-feira (20) as vocações da área econômica do estado em encontro com a turma de futuros juízes do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá (Tjap).

O encontro ocorreu na disciplina "Impacto social, econômico e ambiental das decisões judiciais e a proteção do vulnerável", do Curso Oficial para Ingresso na Carreira da Magistratura, que tem 23 alunos e é uma das etapas do 10° Concurso para Juiz Substituto da Justiça estadual.

Formado na primeira turma de geografia da Universidade Federal do Amapá (Unifap), em 1991, e especialista em Desenvolvimento Sustentável e Gestão Ambiental, Clécio Luís também elencou eventos históricos e aspectos socioeconômicos que influenciaram no Amapá de hoje.

"Essa foi uma oportunidade de mostrar a realidade do Amapá, que é diferente para a maioria dos alunos deste curso. É importante ressaltar que as instituições são feitas de pessoas, incluindo o sistema judiciário. Imagino que vivemos um momento muito especial para a economia e para a política. E isso se concretiza de forma positiva se construirmos um consenso em prol de um desenvolvimento sustentável para o Amapá e com senso de Justiça", pontuou o governador Clécio Luís.

No encontro, foram destacados os potenciais portuário e logístico, assim como mineral, florestal e da agricultura. Para o desembargador Carmo Antônio de Souza, que conduziu a disciplina, o convite feito ao governador foi uma forma de propor reflexões aos futuros magistrados, considerando as práticas da atividade jurisdicional.

“Os alunos tiveram a oportunidade de fazer uma análise do papel do Poder Judiciário a partir de sua função social e a crescente judicialização de demandas individuais e coletivas, e para isso é preciso compreender a realidade local”, falou o desembargador.

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: