O Respeito TRANSforma: Governo celebra Dia Nacional da Visibilidade Trans com ação de cidadania
Secretaria da Mulher ofereceu retificação do nome e outros serviços jurídicos, de saúde e de bem-estar. Foram mais de 200 atendimentos.
Sete, Sim, Super Fácil e vários voluntários participaram da ação
Dignidade, luta e garantia de direitos. Essas são algumas das principais palavras para definir a Ação de Cidadania “O Respeito TRANSforma”, promovido pelo Governo do Amapá nesta sexta-feira, 27, comemorando a resistência da comunidade trans e travesti. A ação é alusiva ao Dia Nacional da Visibilidade Trans, celebrado em 29 de janeiro.
A Secretaria de Estado de Políticas para Mulheres (SEPM) coordenou o evento que ofereceu a retificação do registro civil para mulheres trans e travestis, além de vários serviços, como emissão de documentos e atendimentos de saúde, de bem-estar e jurídicos. A gestora da pasta, Adrianna Ramos, pontua que ações como essas são fundamentais na ampliação da garantia de direitos.
“Iniciamos o ano com este evento muito importante que proporcionou mais de 200 atendimentos dos mais diversos. Da retificação à estética. Do empreendedorismo aos atendimentos psicológicos", pontuou a gestora.
Direitos garantidos
Principal serviço ofertado na ação, a alteração do registro civil amplia a garantia de direitos para as pessoas trans e travestis, como um documento legal e de autoreconhecimento para esta população.
A cabeleireira Solange Borges, de 36 anos, aproveitou a ação e solicitou a retificação do seu nome - para ela, o momento representa uma conquista.
“Estou ansiosa para finalmente assinar como quem realmente sou, a Solange ou Sol”, comemorou.
Sol, como gosta de ser chamada, fala também da batalha constante contra o preconceito vivenciado pela população trans e travesti. Por isso, de fato, o nome alterado é importante para o acesso a diversos programas sociais, emissão de outros documentos necessários, entre outros direitos ao cidadão.
A Ação de Cidadania também ofertou serviços como: massoterapia, fisioterapia, auriculoterapia, encaminhamentos de saúde, atendimento com nutricionista e biomédico, além das parcerias com a Secretaria do Trabalho e Empreendedorismo (Sete), Secretaria de Inclusão e Mobilização Social (Sims), e Super Fácil, com a emissão de documentos.
Em ação voluntária, faculdades privadas sortearam bolsas de estudo e profissionais do ramo jurídico e de saúde prestaram atendimentos de orientação.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!