Estudantes amapaenses selecionados para intercâmbio embarcam em agosto para os EUA
O objetivo é proporcionar uma oportunidade única na vida de estudantes brasileiros que não teriam condições de arcar com os custos que envolvem o intercâmbio.
O embarque para os Estados Unidos ocorrerá na segunda semana de agosto.
A parceria tem como objetivo proporcionar uma oportunidade única na vida de estudantes brasileiros que não teriam condições de arcar com os custos que envolvem o intercâmbio cultural.
O estudante, de 17 anos, aprendeu a escrever e falar inglês sozinho. “Sempre tive interesse pela língua inglesa, aprendi estudando em casa e na escola. Ouvia e transcrevia as palavras, quando tinha dúvidas perguntava, assim fui aprendendo a cada dia. Conhecer os Estados Unidos e participar do intercâmbio é um sonho antigo meu”, afirma o aluno.
Seleção
As bolsas integrais foram oferecidas em setembro de 2015, para jovens do Ensino Médio da rede pública com renda comprovadamente baixa e com ótimo currículo escolar. Ao todo se inscreveram 97 candidatos. Foram classificados dez semifinalistas, que fizeram testes presenciais em inglês e psicológico em Macapá com a equipe da organização internacional AFS Intercultural Brasil, que trabalha com intercâmbio e selecionou os quatro alunos finalistas.
O jovem fez a inscrição pelo site oficial do programa que após alguns minutos gerou uma prova on-line de 30 questões com perguntas de matemática, inglês e uma redação. Após essa fase, o aluno foi entrevistado via telefone pela comissão julgadora e teve que responder a uma entrevista em inglês.
A gerente do Núcleo de Ensino Médio da Seed, Dina Melo, acompanhou todas as fases do programa, desde o Termo de Fomento (que originou a parceria), a divulgação das inscrições, processo de seleção, exames médicos e vacinas, apoio aos pais, bem como o encaminhamento dos selecionados no que diz respeito à documentação, como a retirada dos passaportes e dos vistos. Durante o mês de junho os quatro alunos estiveram duas vezes em Brasília para orientações à viagem internacional e entrevista para obtenção dos vistos junto à Embaixada dos EUA.
Além de Záiton Cutrim, foram selecionados os adolescentes Danielle Oliveira, de 16 anos, Vitória Gaia, de 17 anos, e Thiago Rodrigues, de 17 anos, estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (Ifap Macapá), que participarão do programa de intercâmbio escolar nos Estados Unidos, morando com uma família americana e estudando o ano escolar de 2016-2017 em escola de ensino médio selecionada pela AFS USA, com todos os custos pagos pelo programa.
Estados como Utah e Illinois serão a nova morada desses brilhantes jovens estudantes amapaenses. O embarque para os Estados Unidos ocorrerá na segunda semana de agosto.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!