Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Praças da Ciência: Governo do Amapá vai capacitar instituições interessadas em participar do programa

Objetivo é aproximar a ciência da população, especialmente crianças e jovens. Cada estado do país pode ter até quatro projetos financiados pela iniciativa.

Por Kelison Neves
08/02/2023 21h12

Setec apresenta edital de Programa Praças da Ciência para instituições do Amapá

A Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Setec) vai capacitar as instituições interessadas em participar do edital do Programa Praças da Ciência, do Governo Federal. A iniciativa vai financiar pelo menos quatro projetos em cada estado, buscando implantar lugares que aproximem a ciência da população, especialmente crianças e adolescentes.   

A capacitação acontece nos dias 16 e 17 de fevereiro, na Universidade do Estado do Amapá (Ueap). O gestor da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Setec), Edivan Barros, apresentou o edital às instituições científicas e tecnológicas nesta quarta-feira, 8, e detalhou que os projetos poderão ser apresentados até o dia 30 de março. 

"Por causa desse prazo, nos dias 16 e 17 de fevereiro vamos realizar, na Ueap, uma oficina de capacitação para com as instituições interessadas em participar do edital do Programa Praças da Ciência para auxiliar na elaboração dos projetos", explicou Edivan.

O programa vai ao encontro de um dos objetivos estratégicos do Novo Governo do Amapá, que é fortalecer as instituições de ciência e inovação. 

Acesse o edital AQUI

Praças da Ciência no Amapá

No Amapá, o objetivo é implantar praças em locais como o Museu Sacaca, em Macapá; em municípios como Santana e Porto Grande e em locais remotos, como a Aldeia do Manga, em Oiapoque. 

A ideia é que os ambientes sejam lúdicos e interativos e que explorem temas das mais diversas áreas de conhecimento, levando as brincadeiras de criança ao mundo da ciência, física, matemática, educação ambiental, sustentabilidade e cidadania.

Nesses lugares, as crianças poderão se aproximar da ciência por meio de brincadeiras e aprendendo habilidades essenciais para o futuro, como: criatividade, espírito colaborativo, imaginação, autonomia, flexibilidade e capacidade de lidar com diversas situações.

Os  espaços devem ser acessíveis às pessoas com ou sem deficiências e doenças raras.

O Praças da Ciência é fruto da parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), para instituições voltadas aos setores científico e tecnológico no estado.  

Participaram da reunião representantes do Instituto Federal do Amapá (Ifap), Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa), Secretaria de Estado da Educação (Seed), Secretaria Extraordinária dos Povos Indígenas (Sepi), Associação dos Municípios do Estado do Amapá (Ameap), além das Prefeituras de Amapá e de Santana.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!