Para atender a comunidade escolar, Seed altera carga horária das escolas de tempo integral Augusto Antunes e José Firmo
A mudança permite o atendimento em dois turnos, ampliando as vagas, mas mantém a permanência estendida do aluno na escola.
A escolha de turno só é válida para duas escolas específicas e para quem ingressar este ano na 1ª série do ensino médio.
Para atender a demanda por vagas da comunidade escolar, a Secretaria de Estado de Educação alterou de 45h para 35h a carga horária das escolas estaduais de tempo integral Augusto Antunes, em Santana, e José Firmo, em Macapá (antiga Castelo Branco). A mudança permite o atendimento em dois turnos, ampliando as vagas, mas mantém a permanência estendida do aluno na escola.
A escolha de turno só é válida para essas duas escolas e para quem ingressar este ano na 1ª série do ensino médio nas instituições. Para confirmar matrícula, pais e responsáveis devem ir diretamente às escolas com a documentação necessária a partir da segunda-feira, 13.
Com a mudança, quem decidir estudar no turno da manhã, entra às 7h30 e sai às 13h50. Para quem optar pelo turno da tarde, a entrada é às 14h05 com saída às 20h25. Ao todo, o estudante vai assistir 7 aulas por dia e terá direito a duas refeições.
Benefícios do ensino em tempo integral
Para Carla Miranda, coordenadora de implantação das escolas de tempo integral no Amapá, esse modelo de ensino beneficia o desenvolvimento dos alunos.
“A carga horária ampliada permite que o estudante tenha duas ou três trilhas de aprofundamento, ou seja, ele tem mais oportunidades para desenvolver suas habilidades. Isso o ajuda a fazer melhores escolhas para o futuro, seja no Enem ou no mercado de trabalho”, pontuou Carla.
Em 2023, todas as escolas que ofertam o ensino médio de tempo integral terão aulas da Central do Enem, um cursinho preparatório gratuito que o Governo do Estado oferece aos estudantes do ensino médio da rede pública.
Documentação necessária para efetuar a matrícula:
a) Certidão de Nascimento e/ou casamento;
b) CPF e RG do estudante e do responsável;
c) Documento oficial com foto do responsável do estudante menor de idade;
d) Documento comprobatório de escolaridade anterior (Histórico Escolar ou Ressalva - Não obrigatório para estudantes que irão cursar o 1º ano do Ensino Fundamental);
e) Comprovante de residência com CEP (na ausência, deverá ser apresentado a declaração de residência);
f) Caderneta de saúde da criança / Declaração de vacinação atualizada (não sendo impeditivo para a matrícula);
g) Carteira do Sistema Único de Saúde – SUS (não obrigatório a partir do 6º ano);
h) Comprovante do Bolsa Família (para estudantes que possuem o benefício);
i) Foto 3x4 – para novos estudantes (não sendo impeditivo para a matrícula);
j) Classificador com elástico;
k) Laudo Médico ou Relatório de acompanhamento do AEE, destinado aos estudantes com Necessidades Especiais (não sendo impeditivo para a matrícula).
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!