Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Corte carnavalesca encerra visitas nas quadras das escolas de samba do Amapá

Agenda é tradição e faz parte da programação antes dos ensaios técnicos e desfiles no Sambódromo.

Por Weverton Façanha
11/02/2023 08h00

Governador Clécio Luis acompanhou visitas da Corte do Carnaval nas escolas Império do Povo e Piratas da Batucada

A tradicional visita da Corte do Carnaval amapaense nos ensaios das escolas de samba encerrou nesta sexta-feira, 10, no clima de "esquenta" para os desfiles das agremiações nos dias 17 e 18 de fevereiro, no Sambódromo. Após uma semana de programação, a Império Povo, em Santana, e Piratas da Batucada, em Macapá, foram as últimas a receber a comitiva.

Considerada um símbolo do carnaval, a corte traz figuras ilustres como o Rei Momo, Cidadão do Samba e a Musa do Carnaval, que representam toda a nobreza da festividade.

O governador Clécio Luis acompanhou a programação e enfatizou a importância do fomento para o carnaval. "Os investimentos neste evento que envolve todos os municípios são importantíssimos, pois, são recursos federais novos que não saíram da saúde e nem da educação, são da cultura e do turismo para incentivar os setores no Amapá. Isso é fruto da articulação do senador Davi”, destacou.

A recepção da corte pelas escolas contou com apresentações especiais de alas coreografadas e o ritmo forte das baterias, além das rainhas, mestres-salas e porta-bandeiras e, passistas que colocam muito samba no pé.

Uma das figuras ilustres da corte é o Cidadão do Samba, Aureliano Neck, que aprovou a organização e empolgação das escolas durante a agenda de visita.

"Muita emoção em participar das visitas nas escolas, vimos todas trabalhando e certo de que esse carnaval será um dos melhores que já tivemos. Agora queremos um evento de paz e tranquilidade”, disse.

A Musa do Samba, Samira Santos, também é rainha da bateria de escola Império da Zona Norte. Essa será a primeira vez, em 19 anos, que não haverá a presença do Rei Momo Raimundo Tavares, o "Sucuriju", que morreu no dia 3 de fevereiro, aos 68 anos.

Anteriormente as agremiações Unidos do Buritizal, Solidariedade, Império do Zona Norte, Boêmios do Laguinho, Emissários da Cegonha, Maracatu da Favela, Embaixada de Samba e Piratas Estilizados, já haviam recebido a Corte do Carnaval amapaense.

Acompanharam o governador Clécio nesta noite em visitas, o prefeito de Santana, Bala Richa, as secretárias de Cultura (Secult), Clicia Vieira e Turismo (Setur), Anne Monte, e os diretores da Liga Independente das Escolas de Samba do Amapá (Liesap).



Ensaios técnicos
Depois da visita da Corte, ocorre os ensaios técnicos das dez agremiações marcados para os dias 13 a 15, no Sambódromo. Essa é uma das ultimas oportunidades de ajustes das escolas antes de entrarem na Avenida Ivaldo Veras.

Investimentos
O Governo do Amapá está fomentando a quadra carnavalesca com recursos provenientes de articulações do senador Davi Alcolumbre. Ao todo os investimentos são de cerca de R$ 5,5 milhões.

Sambódromo
Nesta sexta-feira, antes integrar a Corte do carnaval o governador ainda fez uma inspeção nas obras de revitalização do Sambódromo, que está em fase de conclusão. O espaço passa por recuperação estrutural, iluminação e elétrica. Tudo vai ficar pronto a tempo dos desfiles das escolas de samba nos dias 17 e 18 de fevereiro.


VEJA TAMBÉM

Carnaval 2023: Governo do Amapá inaugura Central do Carnaval em Macapá
Conheça os serviços que a Central do Carnaval de Macapá oferece no meio do mundo
Carnaval 2023: confira os dias e a ordem dos desfiles das escolas de samba do Amapá
Carnaval 2023: Governo do Amapá apoia os desfiles de blocos de micareta em Santana
Fim de semana de pré-carnaval começa com bloco e concurso de beleza; veja a programação no Amapá

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!