Profissionais do HE recebem ação de educação sobre cuidado e acolhimento em saúde mental
Iniciativa prepara equipe para o manejo em emergências no cotidiano do hospital.
Proposta é realizar as ações em todos os hospitais de Macapá uma vez por mês
A Coordenação Estadual de Saúde Mental realizou uma qualificação técnica multiprofissional com funcionários do Hospital de Emergências (HE) Oswaldo Cruz, para organizar o fluxo de atendimentos e acolhimento aos pacientes.
A proposta é realizar as ações em todos os hospitais de Macapá uma vez por mês, começando pelo HE, e finalizando nos Centros de Atenção Psicossocial.
O coordenador estadual de Saúde, André Romero, pontua a importância do projeto "Educação Permanente" ser periódico, com foco específico em cada unidade.
"A capacitação precisa ser contínua e não pontual, para que possamos alcançar um grande impacto na mudança do servidor. Antes de cobrarmos, precisamos oferecer boas condições, não apenas estruturais como já estão acontecendo, mas psicológicas também. É direito do servidor e dever do Estado oferecer essa capacitação”, reforçou o coordenador.
Para o psicólogo e palestrante da capacitação, Melchisedech Neto, a iniciativa é o retorno à sociedade de uma maneira mais humanizada.
"É gratificante poder contribuir com esse momento, a Educação Permanente não favorece apenas a população, mas também fornece ao servidor melhores condições, mais segurança e intervenções mais positivas", ressaltou Neto.
O Hospital de Emergências foi o primeiro a receber a ação por ser a principal porta de entrada da saúde do estado e onde no momento, há o maior número de pacientes.
O fluxo da rede de atendimento, o encaminhamento e manejo com um paciente em crise e emergências, foram os principais assuntos abordados na capacitação.
De acordo com a coordenadora de Psicologia do HE, Keila Góes, a equipe de profissionais precisa dessa atenção especial, para oferecer ao paciente um atendimento adequado.
"Dentro do Hospital de Emergências de Macapá, precisamos oferecer um serviço de qualidade, que a população do nosso Estado merece, com profissionais capacitados, orientados e que priorizam o bem-estar dos nossos pacientes”, pontuou a coordenadora.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!