Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo instala posto fixo da saúde para atendimentos clínicos durante desfiles no Sambódromo

Equipes recebem pacientes com ferimentos leves, desmaios, mau súbito e desidratação.

Por Andreza Teixeira
18/02/2023 02h00

Posto fixo está funcionado em uma das salas do Sambódromo

O Governo do Amapá instalou um ponto fixo de atendimento clínico no Sambódromo para os dois dias de desfiles oficiais das escolas de samba. As equipes estão a postos até às 7h deste sábado, 18, para atender demandas de baixa complexidade, como ferimentos leves, desmaios, mau súbito e desidratação, desafogando o Hospital de Emergências (HE), que recebe casos mais graves.

O posto fixo está funcionado em uma das salas do Sambódromo, embaixo das arquibancadas de concreto, para agilizar a prestação de socorro. O espaço foi adaptado e equipado com três leitos, curativos e medicamentos. No primeiro dia, foram contabilizados 13 atendimentos, a maioria relacionados à ingestão de álcool e mal-estar por falta de alimentação adequada. 

De acordo com o enfermeiro, Carlos Almeida, a equipe composta de 8 profissionais está apta para realizar até pequenos procedimentos cirúrgicos.

"No espaço temos condições de atender casos leves e também realizar até 10 pequenos procedimentos cirúrgicos como suturas", explicou o profissional.


Servidores do HE e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) são responsáveis em receber os foliões. Ao todo, 15 profissionais irão atuar por plantão no local e nos dois pontos do Samu, que estão no entorno do Sambódromo: um na concentração e outro na dispersão das escolas.

Segundo o articulador da Rede de Urgência da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Donato Farias, são realizados dois protocolos: um para casos mais simples e outro para demandas mais graves.

"A meta é realizar todos os procedimentos mais simples no posto fixo. Estamos atuando fazendo os primeiros atendimentos. Os casos mais leves serão encaminhados para as Unidades Básicas de Saúde [UBS’s] referenciadas. Somente os mais graves irão para o HE”, enfatizou Farias.



VEJA TAMBÉM
Com o enredo 'Heróis da Saúde - Gestos de amor, que salvaram vidas', Embaixada de Samba Cidade de Macapá abre os desfiles no Amapá
Carnaval 2023: amapaenses se empolgam com 1º dia de desfiles das escolas de samba
Bloco ‘É nois Sambando e Cuidando' reúne servidores do Governo para levar mensagem de saúde e prevenção
Com o enredo 'A vida é um moinho', Império do Povo desfilou a história do trigo no sambódromo do Amapá

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!