'Baile da Terceira Idade' proporciona lazer a idosos do Abrigo São José, em Macapá
Marchinhas de carnaval, samba, carimbó e voluntários tiraram acolhidos da rotina nesta quarta-feira, 15.
Festa no Abrigo São José levou diversão aos idosos atendidos na instituição
Entre adereços, passos de dança e sorrisos, idosos do Abrigo São José curtiram o carnaval no "Baile da Terceira Idade" realizado nesta quarta-feira, 15, na sede da instituição. A diversão, promovida pelo Governo do Amapá, teve carimbó e ritmos amazônicos com a banda Os Pinducos, samba com a escola Piratas Estilizados e atividades lúdicas com voluntários do projeto Formas de Amar.
A tarde carnavalesca, que respeitou as especificidades do público, tirou da rotina os idosos atendidos no abrigo. O evento foi celebrado com a presença da primeira-dama, Priscilla Flores, representando o governador Clécio Luís, e da secretária de Assistência Social, Aline Gurgel.
"Aqui vivem pessoas que precisam ser abraçadas e acolhidas com muito carinho. É esse olhar de visibilidade e inclusão que o governo Clécio traz, de conhecer para acolher. Não só nesse período de festa, mas de forma permanente. Agradecemos cada profissional e voluntário, que tem se dedicado em prol do bem coletivo", comentou a secretária Aline.
A programação foi organizada pelos servidores do abrigo com apoio da Secretaria de Estado da Assistência Social. A instituição de longa permanência conta atualmente com 78 idosos, sendo 66 homens e 12 mulheres.
Cícero Luiz Silva, de 79 anos, é atendido no Abrigo São José desde 2021. Ele contou que o baile é uma oportunidade de se sentir mais feliz, incluído e acolhido.
"Participar do carnaval é muito bom por uma série de fatores porque é uma festa que traz, que reforça e que conserva a alegria. É tudo de bom", falou o idoso.
Além de proporcionar diversão, o baile é uma oportunidade de fortalecer os vínculos em grupo, e levar bem-estar e boa saúde mental.
"É muito importante, também neste momento de carnaval, a gente lembrar dos idosos, que têm direito ao lazer. É um olhar do governo Clécio, de incluir as pessoas que estão sendo deixadas às margens, também com o fortalecimento das políticas de saúde e assistência social", ressaltou a primeira-dama.
A gerente-geral do Abrigo São José, Samara Morais, cita que festejar o carnaval é também garantir direitos previstos no Estatuto do Idoso, como o acesso à cultura e ao lazer.
"Esse é um evento que amplia as trocas culturais e vivências dos nossos idosos, além de incentivar a socialização e a convivência comunitária entre os participantes por meio de uma atividade carnavalesca, animada com marchinhas e canções típicas", pontuou.
Abrigo São José
Vinculada à Secretária de Assistência Social, a casa recebe idosos com 60 anos ou mais, de ambos os sexos, independentes e/ou com diversos graus de dependência. A natureza do acolhimento é provisória e, excepcionalmente, de longa permanência quando esgotada todas as possibilidades de autossustento e convívio com os familiares.
É previsto atendimento também para idosos que não dispõem de condições de permanência com a família, com vivência de situações de violência e negligência, em situação de rua e de abandono, com vínculos familiares fragilizados ou rompidos.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!