Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Com o enredo 'A vida é um moinho', Império do Povo desfilou a história do trigo no sambódromo do Amapá

Segunda escola da noite, a verde e branco de Santana fechou o primeiro dia de desfiles do Grupo de Acesso.

Por Rodrigo Juarez
18/02/2023 01h35

As fantasias e as duas alegorias, bem acabadas, também foram destaques da Império do Povo

Contando a história do trigo, o primeiro alimento da humanidade, a Associação Recreativa Escola de Samba Império do Povo, do município de Santana, foi a segunda agremiação carnavalesca a desfilar na madrugada deste sábado, 18, no Sambódromo, em Macapá.

A Império do Povo iniciou o desfile celebrando os seus 30 anos com um tripé que na evolução da comissão de frente se transformou em bolo de aniversário com efeitos pirotécnicos.

As fantasias e as duas alegorias, bem acabadas, também foram destaques, principalmente o abre alas que trouxe a Águia Imperial, símbolo da agremiação santanense, toda dourada.

A escola também apostou em alas coreografadas, um total de três em oito apresentadas, animando o público que permaneceu nas arquibancadas até o dia amanhecer.

O desfile das escolas de samba, promovido pela Liga Independente das Escolas de Samba do Amapá (Liesap), que marca a abertura do Carnaval 2023, volta a acontecer na Avenida Ivaldo Veras após 8 anos.

O evento é resultado de investimentos da cultura e do turismo do Governo do Estado e fomentos do senador David Alcolumbre.

Nas cores verde e branco, Império do Povo, que integra o Grupo de Acesso, apresentou o enredo: "A vida é um moinho", com mais de mil brincantes divididos em 10 alas, um carro alegórico e um tripé.

A agremiação considerada a caçula do carnaval amapaense, com 29 anos, além de voltar para o Grupo Especial, quer reconquistar um título após 10 anos. O último foi no ano de 2008, sendo dois na história.

Confira as escolas que desfilam no sábado, 18
1ª – E. S. M. I. Império da Zona Norte - 22h às 23h20
2ª – A. R. I. S. Solidariedade – 23h35 às 00h55
3ª – G. R. C. A. S. Unidos do Buritizal – 1h10 às 2h30
4ª – G. R. E. S. Piratas Estilizados – 2h45 às 4h05
5ª – A. R. C. Piratas da Batucada – 4h20 às 5h40

Apuração
A apuração dos desfiles das escolas de samba do Amapá será na quarta-feira, 22, às 15h, no Sambódromo. Os primeiros resultados serão do Grupo de Acesso, que reúne três agremiações: Embaixada de Samba Cidade de Macapá, Império do Povo e Império da Zona Norte.

Em seguida, será a apuração das sete escolas do Grupo Especial: Emissários da Cegonha, Boêmios do Laguinho, Maracatu da Favela, Solidariedade, Unidos do Buritizal, Piratas Estilizados e Piratas da Batucada.

Os quesitos julgados são: Enredo, Samba de Enredo, Bateria, Alegorias, Fantasias, Comissão de Frente, Mestre Sala e Porta-Bandeira, Evolução e Harmonia.

VEJA TAMBÉM
Com o enredo 'Heróis da Saúde - Gestos de amor, que salvaram vidas', Embaixada de Samba Cidade de Macapá abre os desfiles no Amapá
Carnaval 2023: amapaenses se empolgam com 1º dia de desfiles das escolas de samba
Bloco ‘É nois Sambando e Cuidando' reúne servidores do Governo para levar mensagem de saúde e prevenção

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!