Com o enredo 'Resistência é favelar', Maracatu da Favela fecha a primeira noite de desfiles do Grupo Especial no Amapá
Campeã do festival, a escola de samba foi a última a passar pelo Sambódromo, na madrugada deste sábado, 18.
Encerrando debaixo de chuva, a Maracatu destacou os 70 sons de fundação e de muito carnaval
Apresentando a forma de uma mulher negra, com sua caixa de marabaixo, deu os primeiros passos ao surgimento da comunidade verde e rosa, Grêmio Recreativo Escola de Samba Maracatu da Favela, do Grupo Especial, fechou o primeiro dia dos desfiles no Sambódromo, na madrugada deste sábado, 18.
Na passarela da Ivaldo Veras, Maracatu trouxe uma grande caixa de Marabaixo e a evolução africana ancestral no balé de seus componentes.
Entre as alegorias o abre alas, em branco e prata, com vários destaques, impressionou pelo tamanho, o maior na primeira noite de desfiles no Amapá.
Nas alas além de trazer as cores oficiais em verde e rosa a agremiação apostou no azul, branco e dourado em seus setores.
Durante o desfile a agremiação hompenageou as religiões africanas através de três componentes vestidos de orixas pata destacar a força do axé e s diversidade
Encerrando debaixo de chuva, a Maracatu destacou os 70 sons de fundação e de muito carnaval. Porém, estourou o tempo regulamentar, de 1h10 de desfile, em 4 minutos, e será penalizada em 4 décimos.
O desfile das escolas de samba, promovido pela Liga Independente das Escolas de Samba do Amapá (Liesap), volta a acontecer na avenida Ivaldo Veras após 8 anos. O evento é resultado de investimentos, da cultura e do turismo, do Governo do Estado.
Nas cores verde e rosa, Maracatu da Favela, apresentou o enredo: “Resistência é Favelar”, com mais de 1300 brincantes, em 10 alas, dois carros alegóricos e dois tripés.
Campeã do festival de samba de enredo, dividindo o título com Boêmios do Laguinho e Piratas da Batucada, a agremiação quer quebrar um jejum de 10 anos sem títulos. O último aconteceu em 2013.
Confira as escolas que desfilam no sábado, 18
1ª – E. S. M. I. Império da Zona Norte - 22h às 23h20
2ª – A. R. I. S. Solidariedade – 23h35 às 00h55
3ª – G. R. C. A. S. Unidos do Buritizal – 1h10 às 2h30
4ª – G. R. E. S. Piratas Estilizados – 2h45 às 4h05
5ª – A. R. C. Piratas da Batucada – 4h20 às 5h40
Apuração
A apuração dos desfiles das escolas de samba do Amapá será na quarta-feira, 22, às 15h, no Sambódromo. Os primeiros resultados serão do Grupo de Acesso, que reúne três agremiações: Embaixada de Samba Cidade de Macapá, Império do Povo e Império da Zona Norte.
Em seguida, será a apuração das sete escolas do Grupo Especial: Emissários da Cegonha, Boêmios do Laguinho, Maracatu da Favela, Solidariedade, Unidos do Buritizal, Piratas Estilizados e Piratas da Batucada.
Os quesitos julgados são: Enredo, Samba de Enredo, Bateria, Alegorias, Fantasias, Comissão de Frente, Mestre Sala e Porta-Bandeira, Evolução e Harmonia.
VEJA TAMBÉM
Com o enredo 'Heróis da Saúde - Gestos de amor, que salvaram vidas', Embaixada de Samba Cidade de Macapá abre os desfiles no Amapá
Carnaval 2023: amapaenses se empolgam com 1º dia de desfiles das escolas de samba
Bloco ‘É nois Sambando e Cuidando' reúne servidores do Governo para levar mensagem de saúde e prevenção
Com o enredo 'A vida é um moinho', Império do Povo desfilou a história do trigo no sambódromo do Amapá
Com o enredo 'O novo nasce a cada amanhecer, o que hoje é impossível, amanhã poderá não ser', Emissários da Cegonha abre o Grupo Especial no Amapá
Com enredo 'Mestre Bené: Rei da Boemia, O Bamba Fundador de uma Nação', Boêmios do Laguinho foi a quarta escola a desfilar no Amapá
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!