Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Posto de Saúde: Governo do Estado realiza 20 atendimentos durante os desfiles no Sambódromo

Durante dois dias, o espaço atendeu casos de baixa complexidade, como mal-estar por falta de alimentação adequada.

Por Cássia Lima
19/02/2023 07h16

Espaço dentro do Sambódromo foi equipado com leitos, medicamentos e insumos

Desde sexta-feira, 17, até a madrugada do domingo, 19, o posto fixo instalado pelo Governo do Amapá no Sambódromo realizou 20 atendimentos clínicos, a maioria ligados a situações de baixa complexidade, como náuseas e fraqueza devido à falta de alimentação adequada.

Equipado com leitos, medicamentos e insumos, o posto fixo contou com uma equipe formada por técnicos de enfermagem, médicos, enfermeiros e socorristas.

Os profissionais tiveram apoio de ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Houve, ainda, reforço na escala do Hospital de Emergências (HE) para sobrecarga de pacientes.

Outras quatro equipes do Samu auxiliaram no atendimento ao público do Sambódromo. “Nosso cronograma funcionou dentro do normal e avaliamos de forma muito positiva todos os serviços da saúde”, destacou o articulador da Rede de Urgência do Estado, Donato Farias.

De acordo com os dados da equipe de saúde, foram 13 atendimentos no primeiro dia, sendo, em sua maioria, náuseas, desidratação, queda e fraqueza relacionada à má alimentação e ao esforço físico para desfilar carregando fantasias.

Já no segundo dia, foram atendidos apenas 7 casos de cefaleias (dor de cabeça, músculos, pernas e braços), torção no tornozelo, falta de ar e excesso de álcool. Em sua maioria, os casos foram de atendimento básico.

Para o médico socorrista do Samu, Giulio Barcellar, os números são considerados normais para esse período do ano. Ele destaca que a maioria das situações ocorreu por ausência de cuidados básicos dos foliões.

“São atendimentos normais,relacionados à falta de uma alimentação adequada por um longo período e também falta de água com excesso de álcool. Mas, no geral, avaliamos como positivas e muito tranquilas as ocorrências”, enfatizou Barcellar.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!