As fortes chuvas que atingiram algumas regiões do Amapá neste fim de semana, deixaram a Defesa Civil do estado em alerta. No sábado, 18, equipes foram acionadas para atender uma ocorrência de alagamentos no município de Tartarugalzinho, a 230 quilômetros da capital, Macapá.
Ao menos 100 famílias ficaram desalojadas e estão abrigadas em casas de parentes. A Secretaria de Estado da Assistência Social e a Prefeitura de Tartarugalzinho distribuíram cestas básicas, água potável e colchões.
As chuvas intensas começaram na noite de sexta-feira, 17, por volta das 21h, e só pararam às 4h de sábado. Neste domingo, 19, a água baixou e não havia registro de novas enchentes. A Defesa Civil orientou o Município a manter canais e valas desobstruídas.
Chuvas em Calçoene
Na quinta-feira, 16, três comunidades foram atingidas por enchentes no município de Calçoene, distante cerca de 380 quilômetros de Macapá.
De acordo com a Secretaria Municipal de Assistência Social de Calçoene, que fez a solicitação de apoio à Coordenadoria de Defesa Civil do Estado (Cedec), foram atingidas a Vila do Goiabal, Assentamento Irineu e Comunidade Junção.
Previsão do tempo
Segundo previsão do Núcleo de Hidrometeorologia e Energias Renováveis (NHMet), do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa), para a região Norte do Amapá, onde estão localizados os municípios de Tartarugalzinho e Calçoene, o mês de fevereiro apresenta chuvas que podem chegar a índices pluviométricos muito acima da média.
O NHMet explica ainda que a ocorrência de chuvas está coincidindo com as marés altas e esse fato contribui para enchentes e alagamentos. O mês de março será o ápice do inverno no Amapá, com incidências das maiores marés, conhecidas como Equinócio das Águas. O acumulado de chuvas para a região Norte do estado pode chegar a 500 milímetros.