Governo do Amapá intensifica ações em áreas atingidas por alagamentos e outros desastres naturais
Alagamentos e ações para o distrito do Bailique são os principais pontos de atenção. Desde janeiro, equipes da Assistência Social atuam no arquipélago.
Secretaria de Assistência Social e Coordenadoria de Defesa Civil reuniram para atualização do Plano de Contingência
O Governo do Amapá intensifica ações para atender a população e minimizar os efeitos de enchentes e outros desastres naturais. Na quinta-feira, 23, a Secretaria de Estado da Assistência Social e a Coordenadoria de Defesa Civil (Cedec) se reuniram para atualizar o Plano de Contingência que prevê as medidas que devem ser tomadas nesses casos.
"Estamos consolidando este plano estratégico, que detalha todo o alinhamento entre Assistência Social, Defesa Civil e todos os demais órgãos do Estado. É um documento essencial para assegurar resposta imediata a desastres e mitigar os efeitos aos grupos mais vulneráveis”, explicou a secretária de Assistência Social, Aline Gurgel.
De acordo com o coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Alexandre Veríssimo, o planejamento funciona como um "roteiro" das medidas que são adotadas pelo sistema do Estado durante um sinistro.
"É esse plano que diz o que cada um deve fazer, quando e como fazer, assim como os recursos disponíveis e a quem solicitar. Desta forma, ninguém é pego de surpresa”, concluiu Veríssimo.
O Plano de Contigência já está em andamento mas segue em atualização até março. Regiões como Tartarugalzinho e Calçoene, que sofreram com as fortes chuvas, tiveram o suporte do Governo do Amapá.
Assistência ao Bailique
A secretária Aline Gurgel frisou o plano de ações da assistência social para o arquipélago do Bailique, distrito de Macapá. São ações destinadas à população atingida pelo fenômeno das terras caídas e salinização das águas fluviais.
O plano inclui a segurança alimentar, provimento de água potável, agasalho, moradia, manutenção e reservas de água e energia elétrica, além da inserção nos programas de renda social do Estado.
“Estamos desde o mês de janeiro garantindo o acesso aos programas sociais do Governo do Amapá, que serão intensificados nos próximos dias, assegurando mais de 45 serviços com uma expectativa de mais de 80 mil atendimentos da Secretaria de Assistência e dos parceiros”, disse.
A gestora detalhou ainda, as ações já em curso no arquipélago. Somente no mês de fevereiro, mais de 24 mil litros de combustível para geração de energia já foi entregue para as comunidades; 207 famílias e 294 jovens são atendidos pelos programas Renda Para Viver Melhor e Amapá Jovem, respectivamente.
O Governo do Amapá planeja a implantação de uma unidade dessalinizadora para produzir água potável para as comunidades ribeirinhas do Bailique, como alternativa à salinização das águas provocada pelo avanço do mar na região.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!