Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

'Lugar da mulher é onde ela quiser. Meu serviço é prova disso', diz trabalhadora que atua na construção da Casa da Mulher Brasileira

Roseani Amador é operadora de betoneira no canteiro de obra do espaço, que vai servir de atendimento para vítimas de violência.

Por Marcelle Corrêa
07/03/2023 14h00

Roseani Amador trabalha no canteiro de obras da Casa da Mulher Brasileira

Construir um espaço voltado para o atendimento das mulheres amapaenses é o que está fazendo a Roseani Amador no canteiro de obras da Casa da Mulher Brasileira. O serviço é executado pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf). Todos os dias, ela opera uma betoneira, equipamento utilizado na mistura do concreto. Orgulhosa, ela conta que o trabalho, historicamente ligado ao público masculino, é feito por ela com muito profissionalismo.

"Trabalho aqui desde o início da obra e já desenvolvi esse meu serviço em outras construções. Posso dizer que o lugar da mulher é onde ela quiser, meu serviço é prova disso e sou feliz pela oportunidade de espaço no mercado de trabalho e por ajudar a levantar um lugar que vai ajudar tantas mulheres”, ressaltou Roseani.


Outra mulher que também faz parte do projeto e tem um papel essencial é a arquiteta e urbanista, Larissa Rêgo. Servidora da Seinf, ela foi a responsável pela implantação e adequação do projeto arquitetônico para as peculiaridades do Amapá.

"A implantação da Casa da Mulher Brasileira no Amapá, possui uma especificidade local. Considerando a situação geográfica, através do município de Oiapoque, fronteira com Guiana Francesa, além de nossa diversidade cultural e localização Amazônida”, ressaltou a profissional.

A ordem de serviço para o início das obras foi assinada em junho de 2022 pelo Governo do Amapá, e conta com investimento de aproximadamente R$ 4,6 milhões. Os recursos são de emenda parlamentar da bancada federal amapaense, da ex-deputada Aline Gurgel, e do senador Davi Alcolumbre, com contrapartida do executivo estadual.

Com a ajuda dessas mulheres, e mais 120 profissionais, o andamento da construção, que abrange uma área com cerca de 1,9 metros quadrados está com 40% dos serviços executados. O terreno está localizado na Rodovia Tancredo Neves, no bairro São Lázaro, na Zona Norte de Macapá.

"Estamos trabalhando para entregar um prédio com toda infraestrutura necessária no acolhimento e prestação de serviços do atendimento as políticas públicas da mulher”, destacou David Covre, secretário de Infraestrutura.

Casa da Mulher Brasileira
O espaço público tem o objetivo de dar celeridade e apoio ao atendimento às mulheres que estão no ciclo da violência e em situação de vulnerabilidade social.

A gestão do prédio será de responsabilidade da Secretaria Estadual de Políticas para Mulheres (SEPM) e a implantação da projeto é articulado desde 2015 pelo estado junto a Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres.

"Iniciamos especialmente o mês de março com uma reunião entre a empresa responsável pelo serviço e a nossa equipe técnica da Seinf. Com finalidades e tratativas diretas sobre o projeto e intervenções que estão ocorrendo no local da obra. A implantação do projeto arquitetônico da obra no Estado levou em consideração nossa realidade e contexto regional", explicou Ivy Vasconcelos, secretário adjunto de Gestão, da Seinf.

A ideia é reunir, em um único espaço, serviços especializados como: acolhimento e triagem, apoio psicossocial, delegacia, juizado especializado, Ministério Público, Defensoria Pública, promoção de autonomia econômica, brinquedoteca, alojamento e central de transportes, detenção provisória e espaço de convivência.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!