'É uma nova chance para concluir meus estudos’', diz aluna da Educação de Jovens e Adultos
A cozinheira Joelma de Souza decidiu voltar para sala de aula este ano. Ela quer concluir a formação e crescer profissionalmente.
Joelma é estudante da EJA da Escola Gabriel de Almeida Café.
Depois de um dia de trabalho, a cozinheira Joelma Sarmento, de 39 anos, troca o uniforme e começa a outra etapa de sua rotina: a sala de aula. Ela é uma das 5 mil pessoas matriculadas na Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede estadual de ensino.
Em busca de concluir a formação e de obter crescimento profissional, ela retomou os estudos em 2023 e cursa o 1º ano na Escola Estadual Gabriel Almeida Café. Mãe de dois filhos, Joelma encontra na família o incentivo para dar conta de trabalhar e estudar. Ela falou sobre a expectativa para este ano letivo e de como avalia esse retorno para a sala de aula.
"É uma nova chance para eu poder me formar. Para quem ainda não terminou seus estudos, eu digo: continue, a escola vai abrir muitas portas pra você", comentou Joelma.
"É muito importante a comunidade procurar as escolas públicas, porque ainda temos bastantes vagas. As escolas estão fazendo esse acolhimento e dando oportunidade para que muitos continuem estudando", disse o diretor do Gabriel Almeida Café.
Ainda há vagas disponíveis na rede estadual de ensino. As matrículas podem ser feitas diretamente nas unidades, com a seguinte documentação:
- Certidão de Nascimento e/ou casamento;
- CPF e RG do estudante e do responsável;
- Documento oficial com foto do responsável do estudante menor de idade;
- Documento comprobatório de escolaridade anterior (histórico escolar ou ressalva, não obrigatório para estudantes que irão cursar o 1º ano do ensino fundamental);
- Comprovante de residência com CEP (na ausência, deverá ser apresentado a declaração de residência).
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!