Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Sesa divulga dados da hepatite no Amapá

O objetivo é dar visibilidade ao processo de prevenção e diagnóstico precoce da doença, principalmente os tipos B e C, que são os mais graves.

Por Redação
01/08/2016 10h02

A Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) divulgou nesta segunda-feira, 1, o número de casos de hepatites no Estado nos anos de 2014 e 2015. O objetivo é dar visibilidade ao processo de prevenção e diagnóstico precoce da doença, principalmente os tipos B e C, que são os mais graves.

No Amapá, em 2014, os caso de hepatite B chegaram a 27 detectados, enquanto que do tipo C foram 22. Já em 2015 número de infectados com o tipo B permaneceu em 27 e foram 29 pessoas detectadas com hepatite C.

As hepatites virais B e C são silenciosas e não apresentam sintomas, sua forma de transmissão é sexual ou através de instrumentos perfuro cortantes contaminados como: agulhas, tesouras, alicates de unha, canudos, cachimbos entre outros.

De acordo com o Floriano Pantoja, as hepatites B e C geralmente não apresentam sintomas e, por isso, o paciente pode levar anos para perceber que está doente. E quando apresentam já está em uma fase avançada da doença, por isso a importância do teste rápido.

“É importante que o paciente faça o teste rápido que está disponível o ano inteiro, em todas as Unidades Básicas de Saúde, nas salas de teste rápido. O teste dura menos de 20 minutos. De lá o paciente é encaminhado ao Centro de Referência de Doenças Tropicais [CRDT], que encaminha o exame para o Laboratório Central [Lacen]”, orienta Pantoja.

Para conscientizar a população sobre os riscos da hepatite e a importância da prevenção, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) está elaborando a campanha anual, que deve ocorrer no mês de agosto.

A doença

A hepatite é uma doença grave que causa inflamação no fígado. Ela pode se apresentar na forma grave, quando os sintomas já estão avançados, ou na forma branda, quando o vírus é logo detectado e combatido. As variações do vírus podem ser A, B, C, D e E, esse último é mais frequente na África e na Ásia.

Sintomas

Os sintomas podem ser: tontura ou ânsia de vômito, pele e os olhos amarelados (icterícia), urina escura e as fezes mais claras.

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!