Museu Kuahí: Governo do Amapá dialoga com indígenas para retomar serviços do espaço em Oiapoque
Secretarias da Cultura e dos Povos Indígenas visitaram espaço e avaliaram a estrutura.
Visita ao Museu possibilitou o diálogo entre representantes do Governo, indígenas e gestores do espaço
Importante espaço da cultura do Amapá, o Museu Kuahí estimula a valorização dos povos indígenas de Oiapoque, município a cerca de 600 quilômetros de Macapá e na fronteira do Brasil com a Guiana Francesa. Nesta sexta-feira, 10, as secretárias Clícia Vieira Di Miceli (Cultura) e Simone Karipuna (Povos Indígenas) visitaram o espaco, que foi fechado para reforma.
A visita ao Museu possibilitou o diálogo entre representantes do Governo do Estado, lideranças indígenas e gestores do espaço para traçar o plano de retomada dos atendimentos no Kuahí.
"Estamos numa agenda com os povos indígenas esta semana e o Museu Kuahí é um dos espaços que permitem a valorização das etnias do Oiapoque. Dialogamos para a retomada dos serviços e poder reabrir este espaço", pontuou a secretária Clícia.
Entre os pontos discutidos estiveram a contratação de pessoal e a avaliação da estrutura atual. Por meio do artesanato, o Museu conta a história e reforça a presença dos povos indigenas de Oiapoque.
"Esse museu reserva um contexto de muito diálogo e também de expressão dos povos indígenas. É espaço aqui é um ganho para o Oiapoque, reafirmando a participação e existência dos Povos indígenas dessa região. Enquanto Governo do Estado, estamos prontos pra construir esse novo momento de relação com os indígenas", destacou a gestora Simone Karipuna.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!